O melhor pedaço da Maçã.

Aparentemente, Google Gears dará seu lugar para HTML5 no futuro, mas pensar nisso ainda é cedo demais

Nós já falamos no MacMagazine sobre a falta de uma versão do Gears compatível com o Snow Leopard, mas, ao que tudo indica, o Google não está mais tão interessado em prosseguir com o desenvolvimento do produto em todas as plataformas. Inicialmente criado para entregar algumas funções propostas pelo novo padrão HTML5 em browsers que ainda não as possuem nativamente, o plugin aos poucos está perdendo a razão de existir, à medida que elas são adicionadas a mais navegadores.

Publicidade

Gears no Snow Leopard?

Nem mesmo o Chrome para Mac virá com suporte ao Gears, devido ao fato de alguns recursos já estarem presentes de forma nativa no aplicativo. O problema é que vários web apps populares — incluindo o WordPress, as versões offline do Gmail, Google Reader e Calendar — ainda dependem do plugin para funcionarem corretamente e ainda não foram preparadas para tirar proveito dos recursos semelhantes aos do Safari, do Firefox e do Chrome, que possibilitam armazenamento local de conteúdo a partir de sites.

Entrevistado por um jornalista do Los Angeles Times, um porta-voz do Google afirmou que o caminho lógico a ser seguido pelos desenvolvedores é adaptar seus web apps para os recursos presentes nativamente nos browsers com suporte a HTML5, algo que ainda demorará para acontecer. No entanto, espera-se que a própria gigante de buscas inicie a propagação dessas funções, mudando a forma como seus principais produtos funcionam.

Publicidade

Ainda assim, tornar sites compatíveis com o Gears capazes de dispensar o uso do plugin será uma tarefa complicada. Nem todas as funções do padrão HTML5 estão disponíveis para todos os navegadores do mercado: o Safari, por exemplo, não suporta geolocalização na sua versão para desktop; o Firefox, por sua vez, possui as funções de Open Video restritas ao codec Theora, enquanto o caminho lógico do mercado é adotar H.264.

Os próprios desenvolvedores do Google possuem um caminho longo a seguir para implementar HTML5 no Chrome, navegador em que grande parte desses recursos era fornecida pelo próprio plugin Gears. Ou seja, abandonar o Gears de vez ainda é cedo, julgando que os próprios padrões tão divulgados pela gigante de buscas sequer foram finalizados em todos os navegadores do mercado.

O porta-voz do Google que falou com o veículo também ressaltou o compromisso de manter o Gears ativo para garantir compatibilidade com os sites que dependem dele, mas isso ainda não é uma realidade no Snow Leopard — exceto para usuários do Firefox. No Issue Tracker do plugin, alguns engenheiros apenas disseram que o produto não possui compatibilidade com o novo sistema da Apple, sem nenhuma animação de continuar trabalhando nele.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Presselite lança cliente de Twitter para iPhone 3GS com realidade aumentada

Próx. Post

Net Applications: Windows 7 supera 5% de market share, enquanto Mac cai ligeiramente

Posts Relacionados