O melhor pedaço da Maçã.

Que tal personalizar o Growl com novos estilos visuais no Mac OS X?

Para quem precisa ser notificado de forma pouco intrusiva sobre novidades que estão acontecendo em várias tarefas do Mac OS X, usar o Growl é uma boa pedida, não apenas porque ele foi bastante aprimorado para rodar no Snow Leopard, mas também porque se tornou a base dos recursos de alertas em muitos aplicativos — incluindo plugins de terceiros para o Safari e o iTunes, apps que vêm por padrão no sistema. No entanto, muita gente praticamente não se interessa em dar um estilo visual especial (aka tema) para as notificações exibidas pelo Growl, visando deixá-las adequadas ao seu gosto.

Publicidade

Growl style — Smoke

Quando você instala o Growl na sua máquina, ele traz vários temas para escolha nas preferências, mas grande parte dos usuários os dispensa por não combinarem perfeitamente com seus desktops, ficando muitas vezes restritos ao padrão do aplicativo (o “Smoke”, ilustrado acima). Por sorte, é tão fácil criar um tema personalizado para ele que vários desenvolvedores criaram os seus próprios, bastante fáceis de baixar e instalar.

Muitos deles estão concentrados em uma galeria própria no site oficial do Growl, mas procurar pela internet em outros sites sobre Mac pode ser interessante para descobrir alguns bem mais legais. Eu não posso destacar muitos neste artigo, mas vou sugerir alguns exemplos, começando por dois destacados pelo TUAW na semana passada, produzidos pelo desenvolvedor Christopher Lobay:

Basics
Basics
Mono
Mono

Esses dois temas são bem legais porque são animados (apesar de não parecer pelas imagens), mas ainda assim são bem discretos como o “Smoke”, na minha opinião — aliás, eu o substituí pelo “Mono” e gostei do resultado dele como padrão em todos os meus aplicativos. Adicionalmente, você também pode defini-los para programas específicos, o que eu não acho muito interessante, mas talvez você ache legal.

Agora, se você procura por algo que possua ainda mais afinidade com o desktop da versão mais recente do Mac OS X, um outro tema interessante é o “SnowLeo”, criado por um usuário do MacThemes Forum — um site onde você pode encontrar não apenas estilos visuais para o Growl, mas muitas outras coisas legais para personalizar o seu sistema visualmente.

Publicidade

O “SnowLeo” simula uma stack para cada notificação em modo grade, no mesmo design do Snow Leopard:

Growl style — SnowLeo
SnowLeo

Seguindo uma sugestão do MacThemes com mais calma, encontrei um outro tema interessante, o “Smokestack”, que deixa as notificações com uma impressão de que o app está “falando” com você:

Smokestack
Smokestack

. . .

Publicidade

Instalar novos estilos visuais para o Growl é bastante fácil: em cada download que fizer, sempre virá um arquivo .growlStyle. Basta dar dois cliques nele e o próprio sistema de notificações o adicionará no lugar certo para você, perguntando em seguida se você quer abrir as suas Preferências do Sistema (System Preferences) para defini-lo como padrão na guia Display Options.

Configuração visual do Growl

Para associar diferentes estilos visuais a aplicativos diferentes, aí você precisa ir até a guia Applications e fazer modificações ao seu gosto por lá. Você pode conceder um estilo para cada app suportado pelo Growl ou então um para cada tipo de notificação, da forma que desejar.

Configurações de aplicativos do Growl

Opções de personalização visual do sistema são importantes para qualquer usuário, então é ótimo saber que o Growl fornece tanta extensibilidade nessa área. Se você o utiliza com outro tema especial, não deixe de falar sobre ele com a gente, mesmo que seja pelos comentários deste artigo. Ah, e se você é um desenvolvedor de aplicativos para o Mac OS X, saiba que fará um enorme favor para milhares de usuários adaptando os seus produtos para funcionarem com o Growl, caso julgue necessário.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joby oferece app Gorillacam para uso em conjunto com seus tripés

Próx. Post

Depois de seis meses, nem 60% dos usuários de iPods touch atualizaram para o firmware 3.0

Posts Relacionados