Walt Disney e CBS podem já estar dentro de um novo modelo de assinatura que a Apple pretende oferecer pela internet para usuários do iTunes — é o que diz hoje o WSJ.com. Tais conteúdos seriam disponibilizados e acessíveis via Apple TVs, iPhones e iPods, bastando o pagamento de uma taxa fixa mensal.
De acordo com a publicação, a novidade deverá aterrissar em 2010, possivelmente junto da iTablet — considerada um “gadget multimídia” e prevista para o final de março. O mesmo WSJ.com noticiou há alguns dias que a aquisição do Lala poderia levar o iTunes para a web, o que tem muito a ver com a reportagem de hoje.
Para a Apple, expandir as possibilidades de seus aparelhos portáteis e oferecer um conteúdo onipresente é algo formidável, mas ela evidentemente só fará a coisa de forma bem feita. Fontes afirmam que fornecedoras de conteúdo estão resistentes à ideia e impondo limitações demais, o que pode dificultar ou atrasar os planos do novo serviço.
A Apple possivelmente pagará de US$2 a US$4 mensais por assinante para grandes redes televisas (como CBS e ABC), e de US$1 a US$2 mensais por assinante para emissoras menores. Para os consumidores, especula-se que o serviço custaria cerca de US$30 mensais, sem limite de acesso à programação.