O melhor pedaço da Maçã.

Apple garante patentes sobre o design do iPhone, teclados de Macs e iPad

Antecedendo o lançamento do iPad para compra, a Apple recebeu direitos sobre algumas patentes relacionadas ao dispositivo, que estará nas lojas norte-americanas a partir deste sábado (3/4). Uma delas é relacionada ao uso de múltiplas antenas para transmissão de dados em banda larga (algo que também está ligado a iPhones), enquanto a outra trata do uso de acelerômetros em tablets.

Publicidade

Esses sensores começaram a se popularizar em MacBooks, para evitar danos graves a discos rígidos em casos de quedas acidentais. No iPad, a finalidade deles não é muito diferente em relação a aplicações em iPhones e iPods touch, mas ela ganha maior evidência por ser uma parte essencial da sua experiência de uso.

Aplicativos para iPhones e iPods touch podem funcionar em apenas um tipo de orientação com diversas finalidades, mas, no caso de uma tablet, a Apple determinou que o funcionamento deles em duas orientações deveria ser obrigatório, para atender às diferentes formas de uso possíveis. A disponibilidade de um software para iPad em apenas um tipo de orientação é aceita apenas em casos muito específicos — como o do Keynote, por exemplo.

Publicidade

Devido a isso, o registro garantido hoje pela Apple cobre diversos usos de acelerômetros para controle de diferentes tipos de interfaces de usuário. Ele não fala apenas de rotacionar a tela ajustando proporcionalmente os elementos nela presentes, mas também oferece detalhes sobre o controle direto de jogos por meio de uma tablet e truques que desenvolvedores podem usar para exibir/ocultar interfaces de usuário com base em dados gerados por sensores de movimento.

· · ·

Publicidade

Uma terceira patente garantida hoje pela Apple nos Estados Unidos fala do design e processo de fabricação de uma borda de aço inoxidável, que reveste as laterais da tela do iPhone — em diferentes gerações, creio eu. De acordo com o AppleInsider, que revisou o documento, o processo usado pela empresa torna a estrutura mais resistente a impactos, complementando o fato de que a traseira dos gadgets também aguenta quedas muito bem — ou não. 😛

· · ·

Publicidade

Por fim, outras duas patentes cobrem o layout físico dos teclados da Apple em todos os seus notebooks atuais, além da geração anterior do MacBook — que é foco de um dos inventos. Apesar de não ficar claro à primeira vista, há diferenças entre eles no que diz respeito ao posicionamento ergonômico das teclas.

Curiosamente, Steve Jobs foi citado como autor destes dois inventos. Queria entender o porquê desse exagero com detalhes… 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aleph Games lança seu primeiro jogo para iPhones/iPods touch: AntBlox

Próx. Post

Rumor: próximo iPhone receberá denominação “HD” e será lançado em 22 de junho

Posts Relacionados