Destaques
MacMagazine no Ar #103: Chrome de 64 bits, evento do dia 9 de setembro, rumores, fotos de celebridades nuas e mais! MacMagazine no Ar #103: Chrome de 64 bits, evento do dia 9 de setembro, rumores, fotos de celebridades nuas e mais!

Segunda-feira é dia de MacMagazine no Ar! :-D E de fato gravamos ontem à noite, desta vez e excepcionalmente ao vivo, pelo Hangouts On Air, para evitar um atraso ainda maior e muito menos ficarmos sem podcast nesta semana. A má notícia é que ele não foi editado. :-P Participaram deste 103º episódio o núcleo […]

Rumor: veja um “iPhone 6” totalmente montado; modelo de 5,5″ poderá se chamar “iPhone Air” Rumor: veja um “iPhone 6” totalmente montado; modelo de 5,5″ poderá se chamar “iPhone Air”

Na semana passada, a empresa Feld & Volk juntou supostas peças/componentes do “iPhone 6” para montar o aparelho e mostrar como seria o seu acabamento final. Apesar de tudo ter ficado bem crível, hoje o canal Rozetked (no YouTube) publicou um vídeo fazendo a mesma coisa. O realismo deste aparelho, porém, impressiona. Confira: Como podemos […]

Fotos de celebridades nuas podem (ou não) ter sido obtidas por uma brecha do iCloud [atualizado] Fotos de celebridades nuas podem (ou não) ter sido obtidas por uma brecha do iCloud [atualizado]

De ontem para hoje, a internet foi infestada de notícias sobre o vazamento de supostas fotos de celebridades nuas — algumas já “confirmadas” por elas próprias ou por assessorias. Entre os nomes envolvidos estão Jennifer Lawrence, Mary Elizabeth Winstead, Kate Upton, Kirsten Dunst, Kaley Cuoco, Victoria Justice, Teresa Palmer e outras. O motivo de estarmos […]

Rumor: Apple fechou acordo com a American Express para o seu sistema de pagamento móvel [atualizado: MasterCard também] Rumor: Apple fechou acordo com a American Express para o seu sistema de pagamento móvel [atualizado: MasterCard também]

Há pouco mais de um mês nós falamos que a Apple estava conversando com empresas de cartões de crédito sobre o seu sistema de pagamento móvel e que as coisas já estariam bem encaminhadas com a Visa. Hoje, Jason Del Rey (do Re/code) afirmou que a Maçã chegou a um acordo com a American Express, […]

Rumor: quanto custará o “iWatch”? Fontes dizem que por volta de US$400 Rumor: quanto custará o “iWatch”? Fontes dizem que por volta de US$400

Tudo indica que o “iWatch” (relógio/pulseira inteligente) será apresentado para o grande público no próximo evento da Apple, que acontecerá no dia 9 de setembro. A chegada dele ao mercado, porém, deverá acontecer apenas em 2015. Mas afinal, quanto custará esse novo “brinquedo”? Conceito de “iWatch”. Os preços de relógios inteligentes da concorrência (como da […]

Home » Apple, Gadgets, Software

Gerenciamento de arquivos no iPad é, pra dizer o mínimo, um pesadelo de usabilidade

em 8 de abril de 2010 às 00:53 por

Há momentos em que a Apple consegue se superar e cria produtos tão fáceis de usar e úteis que, honestamente, não dá pra se livrar deles facilmente, depois de habituar-se. Há momentos, porém, em que uma determinada implementação é tão mal feita e enrolada que podemos pensar que seu criador foi um espião infiltrado trabalhando pra concorrência.

O gerenciamento de arquivos no iPad, por exemplo, é material para pesadelos: depois de ler este artigo de Ted Landau no The Mac Observer, chego a pensar que era melhor que não houvesse tal funcionalidade. Que esperassem dois anos para implementá-la, mas que a entregassem usável (*coff!* Copiar & Colar *coff!*). A principal vítima, neste aspecto, é a suíte de produtividade para a tablet, a iWork.

Exportar para… Numbers?! Mas eu não já estou no Numbers?

Para ilustrar o problema que a Apple criou, tomemos o processador de planilhas como exemplo. O iPad tem o Numbers. O Mac OS X tem o Numbers. Mas você tem que exportar um documento do iPad antes de transferi-lo para o Mac, como se fossem dois softwares completamente diferentes. Deixa eu repetir: mesma empresa, mesmo programa (ao menos no nome), mas você precisa _exportar_ um documento antes de transferi-lo para seu computador. A recíproca é verdadeira: você tem que importar um documento do Mac, antes de começar a trabalhar nele usando a tablet.

Sincronizar arquivos? Nem pensar. Estamos de volta à era dos disquetes, neste aspecto, como bem notou John Gruber em seu review do iPad. Abaixo reproduzo os passos para trabalhar em um documento nas duas plataformas da Apple, Mac OS X e iPhone OS:

  1. Antes de abrir a versão corrente do arquivo no meu Mac, tenho que checar se não há uma versão mais recente no iPad.
  2. Abro o arquivo no Mac e faço alterações.
  3. Salvo.
  4. Conecto meu iPad ao Mac via USB.
  5. Vou ao iTunes, à aba Apps do meu iPad.
  6. Adiciono a revisão recém-salva do documento à lista de compartilhamento de arquivos do app Numbers.
  7. Sincronizo.

Passo oito: importe o documento.

Não tem passo OITO! Ou melhor, TEM: você ainda vai ter que importar o documento dentro o Numbers do iPad. Alguém faz ideia de como piorar esse sistema? Já sei! Que tal se o iPad quebrar permanentemente a formatação dos documentos criados com os aplicativos da Apple? (Importante notar: não estou falando de problemas ao importar um arquivo DOC, do Microsoft Word, mas de arquivos criados pelo Pages para Mac OS X.)

Num documento de suporte do Pages para iPad, a Apple explica que alguns recursos do desktop não são importados para a tablet. Coisa pouca, como notas de rodapé, links para qualquer coisa que não seja uma página da web, índices automáticos (table of contents) são convertidos em texto comum, dentre outras coisas. Só pra ratificar: seu trabalho de conclusão de curso, num iPad, vai virar uma página em HTML5 renderizada pelo Internet Explorer 6.

E isso, uma vez perdido, não é recuperado ao reconverter o arquivo para o Mac. A mesma diabrura vale para o Keynote (por exemplo, você perde _só_ as notas de apresentação ao importar), enquanto para o Numbers tais problemas de compatibilidade não são abordados — o que não quer dizer, necessariamente, que não existam.

Depois de conhecer essas agruras do iWork para iPad, eu só tenho a dizer que era bem melhor se a suíte não existisse: deixasse para lançá-la junto com o iWork ’11! Do jeito que está, ela é um pesadelo! Ao usar um app como o Dropbox, eu consigo ter versões atualizadas de todos os meus arquivos em todas as máquinas autorizadas — e ainda via uma interface na web, se todos os meus gadgets fritarem numa explosão nuclear. O fato de não poder contar com esse tipo de integração via iWork.com ou MobileMe nos aplicativos de uma empresa gigantesca como a Apple reflete uma negligência/falta de visão que é simplesmente inaceitável.

Por isso, pense duas vezes antes de pedir um recurso “pra ontem”: o Copiar & Colar demorou, mas hoje dá gosto de usar. Esse sistema de arquivos nos apps iWork, por outro lado, é risível. Não dá pra trabalhar a sério com uma coisa mal acabada dessas. Tenho certeza quase absoluta de que o Jobs nunca tentou usar esse sistema pré-histórico de gerenciamento de arquivos.

#epicFAIL

P.S.: para manter o post com menos de mil palavras, eu não entrei no mérito de que você não pode enviar um arquivo do iWork usando o Mail. É preciso ir ao Pages, por exemplo, e escolher “Enviar por email” — a lógica disso é obscura, apesar de ser tecnicamente fácil de entender. Mais: enquanto o iPad pode enviar documentos para o iWork.com, o inverso não ocorre. Mais ainda: misteriosamente, o iDisk e nada são a mesma coisa, na hora de importar/exportar arquivos. One more thing: no iPad, o iWork só suporta os 40 tipos de fontes mais comuns; boa sorte, usando suas fontes customizadas favoritas!

Se houver algum erro neste post, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar.



Quem Escreve?
Halex Pereira
Halex Pereira
Formado em Ciências Biológicas e estudante de Direito pela UFC, Helton Alexandre "Halex" Pereira mora em Fortaleza (CE) e, aos 30 anos, conserva o gosto excêntrico de lutar pela integridade emocional de gadgets indefesos. Adora absorver informação e aprender coisas novas. Ele também gosta de desenhar e escrever nas horas vagas, além de curtir sua pequena família de gadgets — um iPod shuffle G3, um MacBook (Early 2008), um MacBook Air (Mid 2013) e um Kindle Paperwhite.
Artigos Relacionados
Últimos Posts do Fórum

Como habilitar (ou forçar) o Turbo Boost no Mac Mini?
Último post de: leomkt

Magic Mouse ou Apple Trackpad
Último post de: OuVerRos

Macbook Air 13" 2014 roda jogos?
Último post de: leomkt

Problemas com o teclado sem fio da Apple
Último post de: JHR

Problemas com camera do MacBook Air 11" e MAC OS 10.9
Último post de: JHR

MacMagazine em Redes Sociais
Feed do MacMagazine
Notícias da INFO

Segurança
Hackers criam alternativa ao Skype com foco na privacidade

IT Solutions
Em Marte há dez anos, jipe-robô Opportunity passará por formatação

MacMagazine no Ar

iTunes Assine na iTunes Store

Enquete: participe!

Você possui uma Apple TV?

Apps atualizados
MacMagazine por Email

Preencha o seu email no campo abaixo para receber todas as nossas novidades gratuita e diretamente na sua Caixa de Entrada! ;-)

Shuffle!

Shuffle - Post Aleatório

· · ·

2002-2014 © MacMagazine.com.br — Todos os direitos reservados. Política de Privacidade  |  Anuncie Aqui  |  Sobre o MM  |  Contato Logo do MacMagazine