O melhor pedaço da Maçã.

Google propõe recurso de impressão através da web para o Chrome OS

O Chrome OS está em desenvolvimento aberto desde novembro e, nos últimos meses, diversas questões sobre o sistema apareceram — junto de algumas soluções tecnicamente viáveis, é claro. Mas a última delas ganhou destaque ontem de manhã, quando o Google anunciou que suportará impressão de documentos através de computadores 100% baseados na web.

Publicidade

Devido ao fato de não oferecer qualquer interação entre usuário e máquina além do próprio browser, o Chrome OS foi considerado controverso para tarefas como essa. A solução que o Google espera usar nesse caso é o Cloud Print, um serviço que os usuários do seu sistema desktop poderão usar para enviar documentos às impressoras através da web, desde que elas suportem conexão direta entre a nuvem (e teoricamente, o usuário conectado a ela) e uma interface de rede integrada.

Esse suporte poderá ser constituído de duas formas diferentes: a primeira é usando um modelo recente de impressora que suporte conexão direta com a nuvem sem hardware extra; já a segunda é conectar uma impressora atual a um proxy de rede ou computador e estabelecer uma conexão entre eles e a nuvem para o envio de trabalhos de impressão. Se a ideia for colocada em prática conforme prometido, a gigante de buscas criará uma eficiente solução para enviar documentos a uma impressora em qualquer lugar do mundo.

O que ainda não foi decidido é como uma impressora será capaz de manter uma conexão direta com um serviço do Google (mesmo sendo uma das mais recentes), isso sem falar em um método para lidar com a privacidade de determinadas impressoras para os seus respectivos donos. Para isso, a tecnologia Cloud Print criada internamente pela empresa foi hospedada em um projeto de código aberto, com a premissa de que atrairá interessados em aprimorá-la até o lançamento do Chrome OS. Imagino que fabricantes de hardware se interessarão bastante por isso.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

INPI esclarece que disputa de nome *não* atrasará chegada do iPad ao Brasil

Próx. Post

Pelo sexto ano consecutivo, Apple é a companhia mais inovadora no ranking da BusinessWeek

Posts Relacionados