O melhor pedaço da Maçã.

WWDC 2010 será um grande evento para o iPhone OS. Humm, esqueci alguma coisa?

Crachá da WWDC 2010

Crachá da WWDC 2010Após divulgarmos o início das inscrições para a Worldwide Developers Conference (ou WWDC, como preferir) 2010, dois desenvolvedores para iPhone OS vieram me perguntar se eu recomendaria a compra imediata dos ingressos, algo que eu aprovei imediatamente — afinal de contas, as vagas _vão_ acabar rapidinho neste ano. Entretanto, para todos os que estão me perguntando se eu teria coragem de ir, confesso que a resposta é negativa.

Publicidade

Por quê?

Destaque da WWDC 2010
Ganha um doce quem achar um app para Mac na imagem acima!

Bom, além de estar no ano em que completo 18 anos (não dá pra viajar para o exterior sem a liberação definitiva do Serviço Militar obrigatório), o conteúdo que a Apple liberou sobre o evento até o momento não despertou muito o meu interesse. Se você está imerso no mundo de apps que ela criou pros seus gadgets móveis e pode ir, go for it: vai ser bom, produtivo e você vai voltar com conhecimento suficiente para criar o que quiser na App Store (dentro dos termos da Maçã), tirando proveito de destaques como o suporte a iPads e o firmware 4.0, que certamente será liberado até lá.

Por outro lado, não acho que esse seja o evento esperado por muita gente para 2010.

Apesar de não parecer, eu fico muito mais focado no Mac OS X do que no iPhone OS. O que a Apple faz com seu sistema móvel muito me interessa, mas ultimamente é o sistema desktop dela que tem me chamado a atenção para aprendizado — é um mercado no qual até já pensei em um plano de carreira para depois da faculdade. Com o que sei até agora da WWDC 2010, a edição deste ano não vale o investimento de um desenvolvedor para o Mac OS X.

Publicidade

O primeiro conjunto de sessões do evento inclui pouco conteúdo relacionado ao Mac OS X, isso sem falar que os Apple Design Awards deste ano não darão nenhum prêmio a aplicativos criados para ele. Alguns desenvolvedores já estão fazendo críticas sobre isso na internet, e com razão: não seria uma atitude muito amigável da Apple deixar de estimular a criação de aplicativos para Mac no seu único evento oficial com esse fim.

Publicidade

É claro que isso não significa que ela deixará de dar atenção ao seu sistema desktop permanentemente (afinal de contas, ninguém pode criar aplicativos para iPhone OS sem um Mac), mas sua atitude inicial com esta edição da WWDC deixou a desejar na suas relações com desenvolvedores, e ainda mais com alguns usuários. Ora, o Snow Leopard, embora bastante aprimorado e cheio de novidades para quem cria aplicativos, não foi uma versão do Mac OS X que surpreendeu drasticamente — como as anteriores a ele, por exemplo.

Enquanto quem pouco se preocupa com essas considerações não está dando a mínima para esse aspecto da WWDC — afinal de contas, o que está acontecendo neste ano não vai se tornar uma tendência (espero) —, eu já coloco uma certa confiança em que esse foco no iPhone OS servirá para desviar um pouco a atenção de todos do que pode vir em um futuro lançamento do Mac OS X. Muita coisa deverá ser anunciada até o início da conferência, e mesmo que ela seja apenas focada na plataforma móvel da Apple, uma enorme curiosidade sobre o que o próximo grande gato vai trazer ainda continuará no ar — ou vocês acham mesmo que ela mencionará novidades dele no calendário de eventos? 😉

Por isso, depois de pensar um pouco, eu não acho que sentirei falta de conteúdo novo sobre o Mac na WWDC 2010, até porque tenho muito a aprender sobre desenvolvimento de softwares — e conteúdo pela frente é o que não falta. Agora, se eu estivesse nesse mercado há anos e quisesse mais neste momento, aí sim eu estaria bem preocupado, mas com uma certa esperança: por enquanto, a Apple ainda não deixou de fazer cerimônia com surpresas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Coreia do Sul segue os passos de Israel e cancela proibição de iPads no país

Próx. Post

Apple recomenda Firefox(?!) no processo de renovação de contas de desenvolvedores

Posts Relacionados