O melhor pedaço da Maçã.

iBooks suporta vídeos em HTML5 dentro do formato ePub

Assim como em diversos sites adaptados para o iPad, livros digitais disponíveis para o iBooks também podem oferecer vídeos em suas páginas, sendo uma forma bem legal de adicionar valor extra para a obtenção de ebooks. Muitos autores e editoras podem se interessar por essa ideia como uma forma de oferecer conteúdos exclusivos aos leitores, algo que serve como diferencial para publicações impressas.

Publicidade

O curioso é que a forma como a Apple decidiu implementar o suporte a vídeos no iBooks para iPad também tira proveito do padrão HTML5, através da tag <video>. Quem trabalha com editoração eletrônica pode preparar conteúdos multimídia no formato QuickTime (H.264) e especificá-los nos pontos desejados do conteúdo de um livro para a tablet — que também é estruturado em sintaxe para a web, graças ao uso do formato ePub.

Este artigo, feito por uma criadora de ebooks, descreve o processo em detalhes. Porém, atente para o fato de que o formato ePub não suporta vídeos por padrão, ou seja, apesar de eles serem compatíveis com iPads, outros leitores digitais com suporte a esse mesmo formato de livros não conseguirão reproduzi-los.

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone OS 4 já sugere a presença de duas câmeras na próxima geração do smartphone da Apple

Próx. Post

Sony é mais uma que “pondera” a possibilidade de uma tablet para concorrer com o iPad

Posts Relacionados