O melhor pedaço da Maçã.

Novas pesquisas apoiam NPD Group e alegam que vendas do Android superaram as do iPhone

O resultado das vendas de smartphone no primeiro trimestre deste ano gerou opiniões diferentes para a Gartner e para a IDC, as duas maiores consultorias que analisam este setor em todo o mundo. No primeiro caso, o Android se desempenhou de uma forma similar à pesquisa do NPD (cujos números foram negados pela Apple), superando o iPhone em vendas nos Estados Unidos.

Publicidade

A pesquisa da Gartner afirma que as vendas de smartphones com a plataforma móvel do Google cresceram 906% em um ano, com um total de 5,21 milhões de aparelhos — ao que tudo indica, a maior parte deles ficou dentro da América do Norte. No mesmo mercado, a Apple teria vendido apenas 2,7 dos 8,36 milhões de iPhones comercializados em todo o mundo no período de janeiro a março.

No entanto, a empresa conseguiu crescer bastante em relação ao ano passado, garantindo 15,4% do mercado de smartphones com a sua plataforma móvel — contra 10,5%, há um ano. Uma pesquisadora da Gartner afirma que, embora a Apple ainda possua superioridade mundial em relação ao Android, ela não deverá durar por muito tempo. “É uma empresa com um aparelho contra oito ou nove empresas com muitos aparelhos”, disse.

Para a Gartner, as maiores fabricantes de smartphones com o sistema do Google são Motorola, Samsung e HTC, em que apenas a última da lista não teria vendido mais smartphones no primeiro trimestre do que a Apple. Nos números da IDC, porém, o iPhone OS é posicionado como a terceira maior plataforma móvel de smartphones, perdendo apenas para Research In Motion (RIM) e Nokia.

Um dos poucos pontos de concordância entre as duas pesquisas lançadas hoje é que a expansão do sistema do Google continuará no decorrer do ano, estimulada pelo lançamento de alguns aparelhos de grande porte vindos das parceiras da empresa. Por outro lado, a Apple deverá lançar um novo iPhone no mês que vem, mantendo sua tradição anual para o aparelho.

[via Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple quer patentear design de suas Retail Stores

Próx. Post

Steve Jobs desperdiçara chance de ganhar US$10,3 bilhões com ações da Apple em 2003

Posts Relacionados