O melhor pedaço da Maçã.

Google avalia versão nativa do Latitude para iPhone OS

Um dos editores do TechCrunch questionou o Google a respeito de uma versão nativa do seu serviço social de localização Latitude estar em desenvolvimento para o iPhone OS, aproveitando que o sistema oferecerá vários benefícios para a execução de apps com uso de localização em segundo plano. Como isso será possível mediante a aprovação dos usuários, existe a possibilidade de a gigante de buscas voltar a considerar o projeto seguindo a proposta de alguns apps similares, já disponíveis na App Store.

Publicidade

De acordo com Steve Lee, gerente do Latitude para o Google, a sua equipe está avaliando a melhor forma de tirar proveito do iPhone OS 4 para entregar melhorias na experiência de uso do serviço, que atualmente apenas está disponível sob a forma de um web app para o Mobile Safari. Na época do seu lançamento, falava-se muito que a Apple teria rejeitado uma versão nativa em conjunto com a do Google Voice — o que gerou uma tremenda encrenca entre essas duas empresas, a AT&T e a Câmara de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos.

Entretanto, a entrega do Latitude como um web app teria diminuído os esforços da gigante de buscas em lançá-lo de uma vez num formato coerente com o iPhone OS, visto que não seria possível usá-lo em segundo plano de nenhuma maneira. Considerando que há diversos apps na App Store usando a localização do usuário de forma social, seria interessante que o Google considerasse o Latitude em um formato nativo, tirando proveito das novas APIs para multitarefa.

Com elas, um aplicativo pode usar a posição geográfica dos usuários sempre que necessário, graças ao emprego de dados registrados pelo módulo celular dos iPhones — a cada (aproximadamente) um quilômetro percorrido por uma pessoa, a conexão dos aparelhos muda de uma torre de telefonia para outra, o que torna possível um registro simples da sua localização. O uso dessa técnica em softwares será bastante controlado pela Apple, mas, se tivermos sorte, ela não torcerá o nariz para um aplicativo como o Latitude.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Foxconn aumentará salário-base de seus empregados em 20%; mais empresas se preocupam com a situação

Próx. Post

Novo aplicativo destaca ofertas da TAM em iPhones/iPods touch

Posts Relacionados