O melhor pedaço da Maçã.

E já existem extensões para o Safari em desenvolvimento!

Com apenas algumas horas desde o anúncio do Safari 5, é legal poder dizer que já tem gente trabalhando em extensões para corresponder à nova estratégia de desenvolvimento que a Apple criou para o seu browser no topo dos padrões HTML5, CSS3 e JavaScript, a exemplo do que existe no iPhone com os web apps. Ao fazer contato com desenvolvedores brasileiros que estão na WWDC 2010, descobri que essa novidade está sendo abordada por lá e várias pessoas já começaram a tirar proveito dos seus recursos, especialmente em grandes empresas.

Publicidade

Um exemplo delas é a Panic, famosa por aplicativos como Coda, Transmit e Unison, que devem estar nos Macs de muita gente que trabalha com administração de conteúdos na internet. O que eles criaram com a nova API de extensões do Safari não é revolucionário, mas confesso ter achado bastante útil: qual é o web designer que não gostaria de fazer anotações em um site em desenvolvimento para ajudar na colaboração de projetos em equipe? 🙂

Esse é o objetivo da extensão Coda Notes, um utilitário que a Panic está desenvolvendo para ajudar pessoas a contribuir de forma mais efetiva na criação de páginas web. Ao instalá-la no Safari, um novo botão pode ser usado na barra de ferramentas; quando clicado, ele mostra uma segunda barra abaixo da anterior com pequenos utilitários para fazer anotações, incluindo desenhos com pincéis, lápis, notas com stickies… o que você quiser para mostrar problemas em um site ao seu colega de trabalho.

Feito isso, clique no botão “Enviar” e toda a área da página é rotacionada em 180º para revelar um cartão postal no fundo, pronto para ser preenchido com emails e nomes de quem precisar receber a página recém-anotada como uma screenshot em alta resolução. Tudo feito usando tecnologias web avançadas e abertas em apenas quatro dias — e de um jeito que eu nunca vi ninguém conseguir colocar pra funcionar com qualquer outra API de extensões existente por aí.

Quando me falaram que o Safari ganharia uma API de extensões, eu pensei que seria algo totalmente similar ao Chrome, mas ao ver a proposta desse projeto e de alguns outros, acredito que exista algo mais avançado na mente dos engenheiros da Apple. A ideia não é só expandir as funções do browser, mas também fazer isso de um jeito que atue de acordo com a experiência de uso proporcionada pelo Mac OS X e seus aplicativos! Porém, no caso da Coda Notes, ainda será preciso esperar mais por isso: a Panic ainda espera contar com o apoio de usuários no aprimoramento do novo projeto, o que sugere que extensões não aparecerão aos montes para o Safari no momento.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS SDK GM Seed já pode ser obtido no site da Apple

Próx. Post

Apple publica vídeo da keynote de abertura da WWDC 2010 [atualizado 2x]

Posts Relacionados