O melhor pedaço da Maçã.

Afinal de contas, a tela do iPhone 4 merece ser chamada de “Retina Display”?

Retina Display Web

O iPhone 4 acabou de ser anunciado, mas uma coisa já marcou bastante sua revelação oficial: a nova tela, com o dobro da densidade de pixels. Ela é impressionante, segundo quem a viu pessoalmente, mas podemos ter uma pequena noção da brincadeira com algumas imagens que mostram a quantidade absurda de pixels espremidos em uma telinha de 3,5 polegadas.

Publicidade

Contudo, as pessoas já estão contestando a denominação “Retina Display”, dada pela Apple. Raymond Soniera, PhD em Física Teórica e presidente da Display Mate Technologies, enviou um email à PCWorld explicando por que a tela do iPhone 4 não pode ser promovida como tendo uma resolução superior à do olho humano. Num trecho da mensagem, após elogiar a decisão da Apple de não adotar OLEDs, ele explica:

  1. A resolução da retina é uma medida angular — são 50 ciclos por grau. Um ciclo é um par de linhas, que são dois pixels, então a resolução angular do olho é um arco de 0,6 minuto por pixel.
  2. Então, se você segurar um iPhone à distância típica de 12 polegadas do seu olho, [a resolução do olho] funciona com 477 pixels por polegada. A 8 polegadas, são 716ppp. Você tem que segurá-lo a 18 polegadas para ela cair até 318ppp.

Portanto o iPhone tem uma resolução significativamente menor que a da retina. Ele precisaria, na verdade, de uma resolução maior que a da retina, para produzir uma imagem que parecesse perfeita.

Entretanto, Gavin Stern, um estudante da Faculdade de Medicina de Nova York, entrou em contato com a ZDNet para contrariar a opinião de Soniera. Segundo Stern, por motivos como convergência, aberrações cromáticas e micromovimentos dos olhos, na prática a tendência é que a tela do novo iPhone seja superior à capacidade de resolver imagens do olho humano.

Por fim, uma nota de ciúmes: conforme relatado pelo Electronista, a Samsung apressou-se para declarar o quanto sua tecnologia de AMOLEDs é superior às telas (fabricadas pela LG) empregadas na nova geração do iPhone. Um porta-voz teria dito que quadruplicar a quantidade de pixels teria pouco efeito na clareza da imagem e que isso iria, sim, aumentar o consumo de bateria em até 30%. Ele adicionou ainda que a tecnologia AMOLED é superior, pois não usa iluminação traseira, exibe pretos verdadeiros e pode compensar a diferença de resolução com cores mais vivas e ângulo de visão ilimitado.

Ele só esqueceu de dizer que telas AMOLED ainda são bem caras e praticamente inúteis ao ar livre, um problema menos que trivial para um aparelho móvel como um smartphone.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Falha de segurança da AT&T expõe dados de 114 mil donos de iPads 3G na web

Próx. Post

Valve lançará Team Fortress 2 para Mac amanhã [atualizado]

Posts Relacionados