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Perspectiva de ganhos com o iAd, round 2

Logo do iAd

Depois de vermos números de um desenvolvedor mostrando um faturamento de quase US$1.400 em apenas um dia(!) de exibição de iAds, é hora de termos uma segunda opinião. E esta, infelizmente, não chega nem perto dos supervalores exibidos na primeira.

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Kenneth Ballenegger compartilhou gráficos mostrando a performance da rede de anúncios em um de seus apps, além de dar mais detalhes sobre o funcionamento dela. Uma coisa interessante é que, enquanto outras redes atualizam as propagandas a cada 30 segundos, o iAd leva 3 minutos para fazer o mesmo — ou seja, no tempo em que a rede da Apple exibe um anúncio, as concorrentes exibem seis.

Levando isso em conta, o eCPM (custo por mil impressões) absoluto do iAd precisa ser dividido por seis para equivaler ao dos concorrentes: encare esta relativização como “500min. de exibição” para ambas as plataformas. Desta forma, a proposta da Apple cai da estratosfera para o nível do mar, rendendo apenas US$1,60–2,50. Apesar de soar como um balde de água fria, vale lembrar que esse valor ainda é bem mais alto que o retorno da maioria das redes de publicidade.

Contudo (prepare-se pra água gelada), a fill rate ainda é muito, muito baixa — inferior a 10% —, o que fez Ballenegger recomendar o uso de duas redes: o iAd como primeira opção e, caso a requisição dele falhe, apelar para um “plano B”, retornando ao anúncio da Apple quando ele estiver respondendo. Pra finalizar, uma declaração mortalmente desanimadora: “Atualmente, entretanto, a realidade é que o iAd gera menos receita que minha primeira opção anterior, o Google AdSense para mobile.”

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Ouch. Enquanto no post anterior sobre isso eu fechei dizendo que “a tendência é piorar”, aqui eu encerro “esperando que as coisas melhores”, sinal do quanto os dois relatos são díspares. Hora de um round 3? :-S

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One more thing! Ok, o AdSense pode render mais pra este desenvolvedor, mas ele não é um loosho. Como os iAds só estão disponíveis nos Estados Unidos, por enquanto, e são exclusividade do iOS 4, talvez você ainda não tenha visto nada além das demonstrações feitas pela própria Apple. O pessoal do SAI fez um pequeno tour por dois anúncios, mostrando em linhas gerais o que podemos esperar da rede de publicidade endossada pela Apple.

SPOILER: Promoções parecem ser uma isca comum. Uma estratégia, então, vai ser entrar no maior número possível e imaginável delas — você dá chance à sorte e patrocina seus desenvolvedores favoritos, todo mundo sai ganhando. 😉

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