O melhor pedaço da Maçã.

Resenha: receptor de TV digital USB 1Seg LDT-1S302U, da Logitec [atualizado]

Receptor de TV digital Logitec LDT-1S302U

Lembro bem que, há pouco mais de três anos, quando mudei de apartamento, resolvi dar o meu televisor para a minha irmã, já que pretendia adquirir um receptor independente para o meu quarto e conectá-lo ao Mac. Até a semana passada, eu ainda continuava sem poder ver TV por aqui.

Publicidade

Receptor de TV digital Logitec LDT-1S302U

Tudo mudou quando fui contatado pelo Willy Kuchler, leitor do MacMagazine que resolveu testar e importar algumas unidades de um receptor de TV digital 1Seg para o Brasil. Após ter realizado testes bem-sucedidos em São Paulo, ele nos enviou uma unidade para testes e, alguns dias depois, cá estamos para lhes dar nossas impressões sobre o produto.

Receptor de TV digital Logitec LDT-1S302U

Receptor de TV digital Logitec LDT-1S302UReceptor de TV digital Logitec LDT-1S302U

O modelo escolhido pelo Willy vem do Japão: é o LDT-1S302U, fabricado pela Logitec (não confundir com a concorrente suíça, que tem seu nome terminando em “h”, hehe). Superportátil, ele se conecta ao Mac via USB e roda com o software EyeTV Lite, da Elgato. A ponta do receptor é retrátil a fim de proteger o seu conector, e ele conta com duas antenas flexíveis — uma girando na vertical, a outra na horizontal.

Logitec LDT-1S302ULogitec LDT-1S302U

O LDT-1S302U capta sinais de TV digital aberta pelo ar, e isso é crucial na hora de você considerar a compra do produto, já que a utilização plena dele dependerá da disponibilidade desses sinais em sua região. Alternativamente, é possível usar um cabo de antena digital que acompanha o receptor — mas somente em casos de necessidade, mesmo.

Publicidade

Aos que possuem Apple Remotes, a dica é que o EyeTV Lite é totalmente compatível com o controle remoto — reproduzir/parar, volume, acesso ao menu e pode até colocar o Mac em modo de espera (sleep). Bom demais pra ver TV da cama! 😉

Software

Ícone do EyeTV LiteO produto é acompanhado pelo EyeTV Lite 1.1, mas infelizmente este não é compatível com a TV digital brasileira. Sem muitos problemas: está disponível para download no site da Elgato o EyeTV Lite 1.3.3 — este sim, totalmente utilizável por nós.

O programa é um binário universal e requer o Mac OS X 10.4.11 ou superior, sendo plenamente compatível com o Snow Leopard. Ele pesa 64,1MB.

Configuração

Ao rodar o EyeTV Lite pela primeira vez, você será guiado por um simples e rápido assistente de configuração.

Publicidade

O primeiro detalhe importante desse processo é informar ao software que você utilizará o receptor no Japão. Isso porque o padrão de TV digital de lá é o mesmo que o nosso (na verdade, é o inverso :-P) — o sistema de transmissão ISDB-T.

Configuração do EyeTV Lite

Na hora de selecionar o hardware, provavelmente o modelo correspondente já terá sido habilitado automaticamente. Caso contrário, selecione “Logitec” no menu superior e “LDT-1S302U” no inferior.

Configuração do EyeTV Lite

Em seguida, é preciso conectar o receptor à porta USB. Detalhe: escolha uma potente, alimentada por energia. A que você encontra na lateral de teclados antigos da Apple, por exemplo, não é suficiente.

Configuração do EyeTV Lite

Na área de “Auto-Tune”, o único serviço disponível será o 1Seg/OneSeg. Apertando o botão “Auto-Tune…”, você manda ele vasculhar toda a rede de canais disponível e adicionar à sua lista os que conseguir captar sinal em sua região. Tudo é feito automaticamente e leva menos de cinco minutos.

Configuração do EyeTV Lite

Pronto, você já pode continuar. 😉

Seleção de canais

Na minha residência, aqui em Salvador (BA), consegui captar três canais com o LDT-1S302U: TV Bahia (afiliada da Rede Globo), TV Aratu (afiliada do SBT) e Band. Esta página indica que outras emissoras estão disponíveis por aqui, mas não consegui achá-las em momento algum, talvez por estar longe das torres de transmissão.

Seleção de canais no EyeTV Lite

Curiosamente, após rodar o “Auto-Tune” o EyeTV apenas captou o nome da TV Bahia; as outras duas ficaram com caracteres em japonês. Embora as informações de provedor, serviço e frequência sejam definidas de forma automática, o nome em si pode ser alterado pelo usuário. Foi o que eu fiz:

Seleção de canais no EyeTV Lite

Em alguns momentos, a depender da sua localização física e até mesmo da posição das antenas do receptor, um ou outro canal pré-cadastrado no programa pode deixar de captar sinal ou aparecer como “Encrypted” (criptografado). Nesses casos, você tem que trabalhar para ver se consegue melhorar a recepção.

Qualidade da imagem

Um dos aspectos do padrão de TV digital é que ele é ou 8 ou 80: ou funciona ou não funciona. Isto é, a imagem que você irá captar será entregue com toda a qualidade disponível ou simplesmente não será entregue.

Tendo dito isso, vale notar que o 1Seg é o tipo de transmissão usado por dispositivos portáteis, como este. Por isso, a resolução não passa de 320×280 pixels. Quando pensamos em celulares/smartphones isso é mais do que suficiente, mas num desktop a imagem fica realmente bastante pequena:

Qualidade de imagem do receptor de TV digital

Ainda assim, se você não for muito exigente e considerar que não assistirá à TV colado na tela do computador, usar o EyeTV Lite em modo tela cheia não é nada mal. De longe a imagem não é perfeita, mas é bastante razoável. Para quem não tinha TV no quarto, eu estou bastante satisfeito. 🙂

Qualidade de imagem do receptor de TV digital

Além disso, é bom considerar essa solução como algo que você fará enquanto trabalha — isto é, deixando a telinha da TV num canto da tela, no tamanho original dela — ou quem sabe apenas um pouco maior. Pensando assim, a coisa faz mais sentido ainda.

Controlador do EyeTV LiteGravação de programas

Ora, se estamos falando num receptor de TV digital USB conectado a um computador, logo imaginamos que é possível gravar programas de TV com ele. Certíssimo, meu caro leitor! 😉 E o EyeTV Lite já oferece essa opção nativamente, permitindo que você inclusive faça agendamentos de gravações.

Todavia, o pulo do gato é que, para evitar violações de copyright, o conteúdo gravado no EyeTV Lite utiliza um formato proprietário, não podendo ser exportado. Para quem só quer mesmo gravar programas e vê-los em outros horários, isso não será um problema.

A fim de demonstrarmos uma gravação efetiva feita pelo aparelho, gravamos um pedacinho de vídeo pelo EyeTV Lite e depois filmamos a tela usando o software ScreenFlow, da Telestream. Confira:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=o1tjJcmbJGI[/youtube]

Preço e disponibilidade

O Willy ainda está em fase de experimentação comercial com este produto e, por isso, trouxe poucas unidades para o Brasil. A depender da demanda e do retorno dos usuários, é possível que ele importe novos lotes do Logitec LDT-1S302U.

Se você ficou interessado, entre em contato com o vendedor através deste tópico do nosso Fórum. Cada unidade custa R$180, com frete cobrado à parte.

Atualização (12/8)

A importadora do Japão comercializa o mesmo produto por R$98, também sem frete incluso. Bem mais convidativo. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Grooveshark, mais um ótimo aplicativo musical, chega à App Store

Próx. Post

John Gruber afirma que iPhone CDMA existe, encontra-se em teste e poderá chegar em janeiro

Posts Relacionados