O melhor pedaço da Maçã.

Números da Gartner e da IDC concordam acerca do crescimento do Android e de seu efeito sobre fabricantes parceiros

Gartner - Market share de SO em smartphones

Não é sempre que vemos duas firmas de pesquisa concordando acerca de algo, mas o mercado de smartphones pelo visto tem feito até Gartner e IDC chegarem à mesma conclusão acerca de uma coisa: o Android está em franca acensão.

Publicidade

Falemos primeiro dos números da Gartner: segundo ela, a plataforma do robozinho verde abocanhou 17,2% do mercado mundial de smartphones no último trimestre — um crescimento espantoso, se comparado com os 1,8% do mesmo período no ano passado. O sistema do Google já ultrapassou o iOS, aproximando-se perigosamente da Research In Motion.

Gartner - Market share de SO em smartphones

Tanto crescimento ocorreu principalmente às custas do Windows Mobile, do Linux e do Symbian, que perderam bastante espaço no mesmo período — mas vale ressaltar que, em número de unidades, os aparelhos com o SO da Nokia foram os únicos que tiveram um acréscimo nas vendas. A Apple teve um leve crescimento de market share, indo de 13% há um ano para 14,2% agora, graças a um aumento de mais de 60% no número de iPhones vendidos — e poderia ter sido ainda maior, não fosse a escassez de iPhones 4 nas lojas. O mercado de smartphones em geral cresceu mais de 50% neste período.

Entre as fabricantes de celulares em todo o mundo, as mais beneficiadas, como era de se esperar, foram aquelas que abraçaram o sistema do Google, em especial a HTC, que registrou um crescimento de quase 140% em unidades vendidas a consumidores finais de 2009 para cá, conquistando assim 1,8% do mercado mundial de celulares (dobrando sua participação). Por outro lado, a Motorola enfrentou uma queda de 42,9% em unidades vendidas — provavelmente por causa da invasão do mercado de celulares comuns por outros fabricantes.

Gartner - Market share de fabricantes

A Apple, por sua vez, conseguiu em um ano elevar seu market share mundial de 1,9% para 2,7% no mercado de telefonia como um todo. Enquanto isso, a Nokia caiu de 36,8% para 34,2% entre 2009 e 2010, tendo apresentado um crescimento bem abaixo do do mercado como um todo: 5,75% contra 13,8%.

Publicidade

Estes foram os dados da Gartner. O que a IDC traz? Os números apresentados por ela para o mercado mundial de smartphones basicamente ratificam e complementam as informações vistas até agora: com um crescimento superior a 50%, foram vendidos neste trimestre 63 milhões de aparelhos. Destes, 8,4 milhões (ou 13,3%) foram iPhones — 61,5% a mais que no ano passado.

IDC - Market share de fabricantes

O crescimento do Android se reflete na explosão apresentada por HTC e Samsung, que cresceram no período 128,6% e 172,7%, respectivamente. Vale ressaltar que, assim como a Motorola, a Samsung parece estar passando por uma transição de celulares comuns para smartphones, dado que seu crescimento no mercado móvel como um todo, segundo a Gartner, foi de apenas 17,86%.

Publicidade

Em síntese: o Android está salvando a pele de muitos fabricantes de smartphones; Nokia e RIM que se cuidem; a Apple precisa fabricar mais iPhones — dos GSM, mesmo, não precisa dos CDMA ainda.

[via Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Portal iG lança aplicativo de Futebol supercompleto para iPhones/iPods touch

Próx. Post

Plataforma iAd continua agradando anunciantes e desenvolvedores em suas primeiras semanas de vida

Posts Relacionados