O melhor pedaço da Maçã.

Do iPhone para o mundo inteiro: Angry Birds pode virar brinquedos, animações e até longa metragem

Angry Birds é um dos maiores sucessos da App Store: com 6,5 milhões de downloads só da versão paga, o jogo provavelmente é conhecido por qualquer pessoa que visita a loja de software da Apple pelo simples fato de ele ter cadeira cativa nas primeiras posições dos rankings. Numa entrevista à Variety, Mikael Hed, CEO da finlandesa Rovio Mobile, declarou estar disposto a explorar o máximo possível a marca que criou antes de pensar em investir em outros títulos.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=1Bk_nqUQ0fc[/youtube]

“Não faz sentido [produzir uma leva de jogos diferentes] quando você tem um sucesso desse calibre”, disse Hed. “Depois que você lucra com uma marca, repetir isso se torna uma tarefa mais complicada que alimentar e construir ao redor do que você já tem.” Desenvolver o mundo e os personagens de Angry Birds seria uma forma de manter a franquia “sempre viva” por muitos anos, e a Rovio está interessada em fazer isso através do uso de animações no estilo stop motion que tornou famoso o estúdio Aardman Animation — ou seja, algo bem diferente do trailer animado para o jogo, acima.

Até lá, o caminho será tortuoso: uma animação de longa metragem pode passar anos em produção, de forma que é preciso ter segurança de que os personagens ainda serão relevantes quando o filme chegar aos cinemas. Para isso, Hed pretende usar um pouco do que a Pixar emprega (“eles pegam uma marca desconhecida e a tornam grande”) e firmar-se explorando campos mais fáceis menos difíceis, como animações curtas, brinquedos e quadrinhos, isso sem mencionar sequências e outras versões do jogo.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bNNzRyd1xz0[/youtube]

Apesar de estar de olho em outras telas, a Rovio continua bastante focada nos jogos.

Ícone do Angry BirdsPara atingir tais metas, a Rovio conta com parceiros de peso, como Peter Levin e Russell Binder, dois veteranos em mídia digital e marketing. Mas o forte da empresa, desenvolvimento, não foi deixado de lado: além das versões para iPhone/iPod touch (US$1; 14,8MB), iPad (15,9MB; só esta já vendeu mais de 200 mil unidades a US$5!), Angry Birds está na Ovi Store, aterrissou hoje no webOS e deverá pousar em breve no Android, no PSP Go, no Nintendo DS e até no PlayStation 3!

Enquanto grandes nomes chegam ao mercado de smartphones e lutam pra se firmar, Angry Birds deverá ser a primeira franquia de peso a sair dele. Esta história de sucesso vai virar estudo de caso nas faculdades, com certeza!

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple lança novo módulo de pagamentos e relatórios financeiros no iTunes Connect

Próx. Post

Firefox 3.6 deverá ser a última versão da raposa compatível com Macs PowerPC

Posts Relacionados