O melhor pedaço da Maçã.

Review: aposente o seu caderno com o Live Notes para iPad

Ícone do Live Notes

por Bruno Dini

Publicidade

Embora a ideia principal do iPad seja de consumir conteúdo e entretenimento, há muitas áreas em que a criação de conteúdo é muito mais fácil com ele. Em uma escola ou curso, por exemplo, levar um iPad na mochila é muito mais fácil e leve do que levar um monte de cadernos, ou até mesmo um notebook.

A App Store está cheia de aplicativos que prometem ser os companheiros ideais nessas horas, e o Live Notes — da Humble Gaming, desenvolvido pelo brasileiro Gustavo Ambrozio — é um que se destaca dentre a enorme oferta de similares.

Live Notes no iPad

O princípio é simples: você está assistindo a um curso ou a uma palestra e, ao mesmo tempo em que tira notas e desenhos do conteúdo, é possível gravar o som da apresentação. Você pode até dizer que há muitos de apps que oferecem gravação de voz com notas — e há, mesmo — mas o que destaca o Live Notes da concorrência é que ele sincroniza o áudio com o conteúdo que você está digitando.

Publicidade

Você pode ouvir a apresentação toda ou selecionar um trecho dela, e, a partir do ponto que escolher, o Live Notes reproduz o som ao mesmo tempo em que mostra o conteúdo escrito e desenhado sendo feito novamente.

Publicidade

Tenho testado diversos aplicativos similares e posso dizer que essa função faz toda a diferença, pois após uma hora de palestra com áudio é pouco prático ficar vasculhando a gravação para localizar um ponto específico.

A interface inicial do Live Notes é bem simples, lembrando a do Pages para iPad. Nela, você pode selecionar notas já feitas ou criar uma nova:

Live Notes no iPad

Publicidade

Ao abrir uma nota, todos os comandos disponíveis ficam no lado esquerdo da tela. Com eles você pode escrever, grifar, desenhar à mão livre ou traçar formas pré-definidas. Enquanto você digita e grava a apresentação, é possível criar um bookmark em um determinado ponto; assim, você pode retornar para lá com mais facilidade.

Após terminar, é possível escutar a apresentação toda ou somente um trecho:

Live Notes no iPad

A melhor forma de você visualizar o conteúdo que criou é no próprio aplicativo, mas, caso queira enviar as suas notas para alguém, é possível fazer isso via email, pelo próprio app. A desvantagem, porém, é que o arquivo de áudio não vai anexado — e sim apenas um PDF com o conteúdo digitado.

Live Notes no iPad

O Live Notes não é perfeito (há alguns problemas com o design geral e a interface que precisam ser melhorados, bem como a usabilidade), mas com certeza está no caminho certo e é um dos que se destacam dentre todos que já testei. Depois que se usa um iPad para tomar notas em reuniões, fica difícil voltar para o caderno e caneta. Notebook, então, nem pensar.

O Live Notes requer o iOS 3.2 ou superior e custa U$6 na App Store (3,1MB). Quem quiser pode testar uma versão Lite (3,4MB), gratuita, antes de bater o martelo.

Promoção-relâmpago: concorra a cinco promo codes do Live Notes!

Os cinco primeiros leitores que comentarem neste artigo gritando “Eu quero!” levarão códigos promocionais do Live Notes para seus iPads. Como de praxe, lembre-se de preencher os campos do comentário com o seu nome completo e um email válido, caso contrário sua participação será descartada.

Ícone do Live Notes

Caso você seja o ganhador e não saiba como resgatar o seu promo code, confira esta vídeo-aula sobre iTunes Gift Cards — o processo é exatamente o mesmo. E, depois de baixar ou comprar este aplicativo, *não esqueça* de escrever uma avaliação sobre ele na App Store.

Boa sorte! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Livetouch atualiza aplicativo NutraBem para a versão 2.0

Próx. Post

Apple libera para desenvolvedores terceiro build de testes do Mac OS X 10.6.5

Posts Relacionados