Há duas semanas, ele apareceu com um iPhone jailbroken na TV; ontem, concedeu uma rápida mas superbacana entrevista ao Techland, falando sobre tal episódio e sobre a finada campanha publicitária “Get a Mac”, da Apple.
Antes de mais nada, um pouco de retrospectiva sobre a campanha: o próprio Long deu a entender, no início de abril, que a Apple não produziria novos VTs da “Get a Mac”. Um mês e meio depois, a companhia encerrou a campanha oficialmente [confira tributo especial]. Cogitou-se vermos um “grand finale” na abertura da WWDC 2010, mas não foi o que aconteceu. Na entrevista de ontem, Long revelou que a Apple nunca deixou claro que a campanha tinha de fato terminado: “Posso receber uma ligação [deles] na semana que vem.”
Sobre o aparelho com jailbreak que apareceu para o mundo todo no programa de Jimmy Kimmel, Long confirma o que havia sido comentado na ocasião: o iPhone era dele mesmo, mas foi a produção da ABC que instalou o Cydia, para possibilitar a passagem da tela do aparelho para o telão do programa. “Não sou esperto o suficiente [para fazer isso]. Mas faria, se pudesse.”
A parte mais interessante e curiosa da entrevista, porém, é que Long revela o quanto ele e seu companheiro John Hodgman (o “PC”) suaram para gravar tantos VTs. O AdFreak compilou em uma página todos os 66 que foram ao ar enquanto a campanha “viveu”, mas Long revela que a Apple só deve ter veiculado cerca de 15% deles. Ou seja, há material guardado em algum lugar com centenas desses comerciais, que nós nunca vimos; será que um dia veremos?
Long também inveja o trabalho de Hodgman: “Ele é muito mais inteligente e engraçado do que eu jamais poderei imaginar ser. […] Eu tenho uma certa inveja das coisas que ele tinha que fazer [nos comerciais]. […] A grande escolha que eu tive que fazer era de tirar as minhas mãos dos bolsos e como gesticular ou girar meus olhos.”
Fica a torcida para um DVD especial da Apple com todos os VTs veiculados oficialmente, os que nunca foram ao ar e, é claro, extras com erros de gravação e afins. Seria demais. 🙂