Os rumores eram mesmo referentes ao nano, pelo visto! Steve Jobs explicou o processo do novo nano: para fazer um iPod menor, ele teria que perder a Click Wheel; para perder a Click Wheel, ele teria que ganhar uma tela sensível ao toque; para ganhar uma tela sensível ao toque…
…ele teria que ganhar multi-touch! Quase 50% menor e mais leve que a geração anterior, com um clipe que o torna “vestível” e tela sensível ao toque, o iPod nano de sexta geração contará com muitos dos recursos de software presentes nos de quinta, perdendo no processo a câmera, a Click Wheel e a capacidade de reproduzir vídeos.
O novo nano conta com apenas três botões: um para desligar a tela e dois para controlar o volume. Todos os demais comandos são executados diretamente em sua tela sensível ao toque. Ele também possui duas saídas, uma para conectores de 30 pinos e outra, obviamente, para fones de ouvido. Apesar do tamanho reduzido, o iPod nano 6G conta com uma bateria que provê até 24 horas de reprodução contínua de músicas.
Jobs passou então a uma demonstração dos recursos do novo gadget. Sua Home Screen terá várias telas que podem ter seus ícones arranjados como no iOS. A interface como um todo pode ter sua orientação mudada, bastando girar dois dedos na tela.
Ele virá em sete cores diferentes, custando US$150 por 8GB e US$180 por 16GB, numa embalagem praticamente idêntica à do iPod shuffle — sim, ficou muito pequeno. No Brasil, o iPod nano 6G está à venda na Apple Online Store por R$550 (8GB) ou R$650 (16GB). Impostos e taxas incluídos nestes preços somam R$197 e R$232, respectivamente.