Depois de destacar o sucesso do iPod touch como “iPhone sem telefone e sem contrato”, Steve Jobs frisou o sucesso do gadget com jogos, comparando-o aos produtos da Sony e da Nintendo e ressaltando seu crescimento no mercado. Mas como o que é bom sempre pode melhorar, Jobs revelou a nova geração do iPod de maior popularidade atualmente.
O novo design é ainda mais fino que o da geração passada, e conta mesmo com uma câmera VGA frontal (FaceTime via Wi-Fi!) e, finalmente, uma lente traseira capaz de gravar vídeos em 720p e tirar fotos com 720×960 pixels. Sua tela Retina é semelhante à do iPhone 4 (“A melhor tela do mundo!”), e o novo iPod touch conta com processador A4, giroscópio, virá de fábrica com o iOS 4.1 e já contará com o Game Center ao sair da caixa.
Os botões do touch continuam os mesmos, mas o sleep fica agora do lado direito, como em iPhones, e o design geral os oculta quase completamente quando o iPod touch é visto de frente. Sua bateria tem autonomia de até 40 horas de reprodução de áudio ou 7 horas de vídeo contínuo — um pouco menos que o iPhone 4, mas ainda assim números impressionantes para um gadget com apenas 7,2mm de espessura que pesa pouco mais de 100 gramas.
Não haverá modelos de entrada “da geração passada”, por assim dizer: ele será vendido em três capacidades, 8GB, 32GB e 64GB, por US$230, US$300 e US$400, respectivamente. Com pré-venda iniciada hoje, os novos iPods touch estarão disponíveis na semana que vem nos Estados Unidos.
No Brasil, o gadget ainda não está à venda, mas seus preços já aparecem nas páginas da Apple Brasil: R$750 pelo modelo com 8GB, R$1.000 pelo de 32GB e R$1.300 pelo de 64GB. Quem quiser, pode se cadastrar na Apple Online Store para receber notificações de quando eles estarão à venda em terras tupiniquins.