O melhor pedaço da Maçã.

Apple revisa restrições da App Store e passa a permitir desenvolvimento para iOS com ferramentas de terceiros

Ícones na App Store

Uau, que bomba para uma manhã de quinta-feira! 😀 A Apple publicou hoje um comunicado oficial anunciando mudanças importantes e significativas nas suas App Store Review Guidelines — nada mais do que todo o seu guia utilizado para a aprovação de apps na loja de softwares e games para iOS.

Publicidade

Ícones na App Store

“Ouvimos nossos desenvolvedores e ponderamos profundamente seus feedbacks”, afirmou a Apple. Com base nisso, mudanças drásticas acabam de ser feitas nas seções 3.3.1, 3.3.2 e 3.3.9 do iOS Developer Program, eliminando uma série de restrições convencionais impostas até então pela Maçã.

A grande novidade, na prática, é que a Apple passa agora a permitir o uso de ferramentas de desenvolvimento de terceiros para a criação de apps para iOS — incluindo as da Adobe (sim, Flash!), bem como Silverlight e Java —, contanto que “não façam download de códigos”. Segundo a firma de Cupertino, isso dará a flexibilidade almejada por desenvolvedores enquanto preserva a segurança requerida pelos usuários.

Publicidade

A Apple também publicou hoje, pela primeira vez, todas as suas App Store Review Guidelines de forma detalhada e aberta para desenvolvedores. Isso ajudará a eliminar uma constante crítica quanto às dúvidas se apps serão ou não aprovados, bem como resolverá polêmicas acerca de determinados títulos sendo aprovados e outros rejeitados com funcionalidades semelhantes (ou idênticas).

“Esperamos que isso nos torne mais transparentes e ajude nossos desenvolvedores a criar ainda mais apps bem-sucedidos para a App Store”, concluiu a Apple.

Publicidade

· · ·

Eis o comunicado da Apple, na íntegra:

Declaração da Apple Sobre Regras de Avaliação da App Store

A App Store℠ revolucionou o modo como aplicativos para dispositivos móveis são desenvolvidos e distribuídos. Com mais de 250 mil aplicativos e 6,5 bilhões de downloads já feitos, a App Store tornou-se a maior plataforma de aplicativos móveis e os desenvolvedores da App Store já receberam mais de um bilhão de dólares pela venda de seus aplicativos.

Nós estamos continuamente trabalhando para fazer a App Store ser ainda melhor. Ouvimos nossos desenvolvedores e consideramos muito o retorno deles. Com base nos testemunhos dos desenvolvedores estamos anunciando hoje mudanças importantes na nossa licença do iOS Developer Program (Programa para Desenvolvedores do iOS) nas seções 3.3.1, 3.3.2 e 3.3.9 para amenizar algumas restrições que havíamos incluído anteriormente este ano.

Particularmente, estamos diminuindo as restrições às ferramentas usadas no desenvolvimento de aplicativos para iOS, desde que os aplicativos resultantes não façam o download de nenhum código. Isto deve dar aos desenvolvedores a flexibilidade que eles buscam, enquanto preserva a segurança de que precisamos.

Além disso, estamos publicando um guia das regras de avaliação da App Store (App Store Review Guidelines) para ajudar os desenvolvedores a entender como avaliamos os aplicativos submetidos. Esperamos que isso mostre transparência e ajude nossos desenvolvedores a criar aplicativos ainda mais bem-sucedidos para a App Store.

A App Store talvez seja o marco mais importante na história do software móvel. Trabalhando com nossos desenvolvedores, nós continuaremos a surpreender nossos usuários com aplicativos móveis inovadores.

[obrigado a todos que nos enviaram esta dica!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Hackers já descobriram brecha para fazer jailbreak definitivo no iOS 4.1

Próx. Post

QUO Computer e Asetek lançam Hackintosh dos sonhos de qualquer geek

Posts Relacionados