O melhor pedaço da Maçã.

App do Netflix para iPad consegue enviar áudio usando o AirPlay; o que vem depois? [atualizado]

Ícone do Netflix

Ícone do NetflixO Netflix é um daqueles serviços que esbarram nas fronteiras internacionais, então esta notícia poderia ser algo como um “meh”. Se você fechar os olhos (depois, por enquanto continue lendo) e imaginar as possibilidades, porém, a coisa fica interessante: o pessoal do 9 to 5 Mac fez o app do Netflix rodando em um iPad com o iOS 4.2 enviar via AirPlay o áudio através de caixas de som conectadas a um AirPort Express.

Publicidade

Deixa eu rescrever isso: um app de terceiros explorando um novo recurso de streaming do iOS que está disponível também em Apple TVs. Você pega um vídeo rodando no iPad (ou no iPhone) e, com um apenas um toque, ele vai parar na sua TV. Quais são as possibilidades implícitas?

AirPlayMais uma vez o 9 to 5 se empolgou: eles viram logo um futuro no qual todo e qualquer vídeo H.264 rodando no iOS (pense app da ABC, sites de emissoras e afins) pode ser enviado para um Apple TV, expandindo exponencialmente as capacidades do set-top box. Para não prejudicar seu próprio negócio de aluguel, a Maçã poderia manter a diferenciação em “SD de graça, via AirPlay de qualquer fonte, HD pago, via iTunes, Netflix ou afins”.

Sem dúvida é uma possibilidade, mas eu vejo um belo desperdício de recursos aí: o iPad, com uma bateria limitada, fazendo stream de conteúdo da internet para um Apple TV que também está ligado à rede, mas tem energia vinda da tomada? É preciso estar com muita vontade de ver esse filme, sem falar que é bom ele ser curto!

Jogos no iPod touch

Por isso eu penso em um cenário um pouco distante, mas bem mais interessante: jogos via AirPlay. De repente, o Apple TV vira um console de jogos, enquanto iPad, iPhone e iPod touch se transformam em controles. Imagine só os dois gadgets compartilhando recursos (são dois A4 trabalhando em paralelo) para prover o jogo em alta definição na sua tela! Se bem que bastava a definição Retina e já ficaria ótimo. Parece tão fácil que assusta, sem falar que mudaria completamente o sentido do nome “AirPLAY”.

Publicidade

Melhor eu parar por aqui, acho que já estou viajando demais. 😛

Atualização

Eu posso até estar excessivamente empolgado com a possibilidade de jogos no Apple TV, mas uma coisa é certa: o AirPlay vai dominar apps de vídeo. Por quê? Segundo um amigo de John Gruber, todo e qualquer app que fizer uso dos controlesde mídia padrão do iOS ganhará “de bônus” saída através do AirPlay. Quantas linhas de código a mais? Nenhuma.

Apps que tiverem um interface própria, porém, terão que usar AVFoundation por conta própria.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dep. de Justiça dos EUA pode forçar acordo entre grandes empresas de tecnologia sobre roubo de empregados

Próx. Post

Momento Humor: conheça o iPod ninja, perfeito para usar no Brasil

Posts Relacionados