O melhor pedaço da Maçã.

Coisas de hacker: entenda um pouco o #mimimi por trás da limera1n; Apple TV entra no bolo

greenpois0n adiado

Muita gente pode ter achado que a chegada da limera1n ontem à noite foi só alegria, mas alguns tweets e posts de outros hackers envolvidos com o iOS deixou claro que havia algo muito, muito errado com isso. O pessoal do Chronic Dev Team, por exemplo, criticou duramente a atitude de George “Geohot” Hotz, em um texto no blog da equipe:

Publicidade

greenpois0n adiado

Graças às palhaçadas irresponsáveis de Geohot, teremos que adiar o lançamento da greenpois0n (nova estimativa de chegada = assim que possível), então teremos tempo de limpar a bagunça dele e integrar na greenpois0n o exploit que ele usa na limera1n. Desta forma, podemos guardar o “SHAtter” para aparelhos futuros que podem ainda ser vulneráveis a ele.

A fonte da queixa é o fato de a chegada da greenpois0n estar agendada há alguns dias e, se realmente tivesse sido lançada hoje às 7h10, conforme programado, daria à Apple dois exploits diferentes para reparar com uma única atualização (possivelmente de hardware, mas ainda assim seriam “dois coelhos com uma cajadada”). Daí a revoltinha: o lançamento às 10h10 (GMT) de 10/10/10 foi perdido — se não para sempre, pelo menos por cem anos. 😛

O iPhone Dev Team também opinou na história, mas de forma bem mais comedida, pondo em foco os cuidados que usuários de outras ferramentas devem tomar antes de pensar em usar a limera1n (destaques originais):

Publicidade

NÃO USE A LIMERA1N SE VOCÊ USAR O UNLOCK DE OPERADORA DO ULTRASN0W — espere pela incorporação do exploit da limera1n na PwnageTool. Desta forma você vai evitar atualizar a baseband e perder o unlock (possivelmente para sempre).

[…]

A limera1n não foi testada muito exaustivamente e tem alguns problemas. Geohot tipicamente elimina esses em releases subsequentes (e rápidas; já há três versões betas só nesta noite de sábado!). Enquanto isso, sintam-se livres para discutir quaisquer problemas e suas soluções na seção de comentários.

Enquanto isso, Erica Sadun, do TUAW, confirmou que a limera1n funciona em Apple TVs novos, apesar de não ser possível fazer muita coisa… ainda. Antes disso, uma referência a essa compatibilidade fora adicionada à página da ferramenta de jailbreak — esta, por sinal, já está na quarta versão beta, desde ontem à noite (hackers são como a Samara Morgan: não dormem nunca).

Basicamente, é isso. Não sei se por briga de egos/interesses ou por pura desorganização, parece que a comunidade de jailbreak anda mal em termos de foco. O que você achou da atitude de Geohot? Ele deveria ter liberado a limera1n ou esperado a chegada (já agendada) da greenpois0n? Será que a Apple vai se valer desse tipo de briga para impedir o jailbreak usando componentes que ficam entre a cadeira e o teclado?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brasileiro escreve livro no iPhone e o disponibiliza na iBookstore e na App Store

Próx. Post

Joy of Tech: “É tudo uma questão de ajuste”

Posts Relacionados