O melhor pedaço da Maçã.

Câmeras compactas podem estar com os dias contados diante dos smartphones

Popularidade de câmeras no Flickr

O Flickr, hoje pertencente ao Yahoo!, é um dos maiores portais de compartilhamento de fotos na web, se não for o maior. Por isso, seus gráficos de popularidade de câmeras são fortes indicativos da situação atual do mercado — não é à toa que já os destacamos diversas vezes aqui no site.

Publicidade

Recentemente, ocorre uma nova tendência no site: o declínio geral das câmeras compactas, também conhecidas como câmeras aponte-e-dispare (ou point & shoot, em inglês).

Popularidade de câmeras no Flickr

O gráfico acima não deixa dúvidas de que as câmeras compactas mais utilizadas no Flickr — coincidentemente, todas da Canon — estão com suas popularidades em queda. Não há simplesmente a chegada e ascensão de um novo modelo, como costumava acontecer.

Publicidade

Veja, enquanto isso, a situação dos “cameraphones” mais populares:

Popularidade de câmeras no Flickr

Incrivelmente o iPhone 3G ainda lidera com muita folga, com um número de usuários absurdamente superior à média do iPhone 3GS. Mas o iPhone 4 chegou e está subindo rápido no gráfico do Flickr, já conquistando o segundo lugar entre os mais populares.

Publicidade

No gráfico geral de câmeras da comunidade de usuários do Flickr, o iPhone 3G lidera, seguido somente de câmeras [D]SLR profissionais.

Popularidade de câmeras no Flickr

Ninguém é estúpido de dizer que smartphones tomarão o lugar de câmeras profissionais, ao menos não enquanto não surgir alguma tecnologia revolucionária que acabe com as limitações de lentes compactas. Mas isso é viagem demais e não vale considerarmos agora.

Publicidade

O que já parece ser uma tendência forte, sim, é a substituição de câmeras point & shoot pelos smartphones — às vezes até mais compactos que elas, multifunção (inclusive com compartilhamento imediato, via Wi-Fi ou 3G) e sempre disponíveis nos nossos bolsos. Muitas câmeras dedicadas oferecem qualidade superior, é verdade, mas não há uma discrepância tão grande como a que observamos com DSLRs.

Vocês mesmos podem comprovar isso: quem realmente acha que o iPhone 4 produz fotos/vídeos com qualidade absurdamente inferior a uma câmera compacta? Vale a pena investir em uma, hoje em dia? 😉

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Também chegarão hoje: iWork 1.3 para iPad e Apple TV 4.1 Software Update [atualizado 3x]

Próx. Post

Novos MacBooks Air batem performance de diversos netbooks e PCs ultraportáteis com Windows

Posts Relacionados