O melhor pedaço da Maçã.

John Gruber afirma que novo iPad não terá resolução dobrada

Mockup do iPad 2

Diante dos rumores e dos sinais de que o iPad 2 terá uma tela Retina com quatro vezes o número de pixels do modelo atual, John Gruber, do Daring Fireball, consultou suas fontes e afirmou categoricamente: não vai acontecer — pelo menos não agora.

Publicidade

Mockup do iPad 2

Como se explicam, então, os gráficos com resolução superalta encontrados no iBooks? Os designers de Infinite Loop simplesmente estariam se preparando para quando o iPad ganhar essa tela mágica, pois um dia ele há de tê-la.

Levando em conta que deixar para fazer esses materiais na última hora, às vésperas do lançamento do gadget, seria muito pouco sábio e que, conhecendo o funcionamento da Apple, muito provavelmente já deve haver um iPad Retina circulando nos laboratórios em Cupertino, os gráficos duplicados que foram achados podem muito bem ser só uma prévia do que veremos no futuro.

Só que isso não quer dizer que a tela do iPad 2 será completamente idêntica à do primeiro. Algo possível é que o sistema de fabricação empregado venha a ser o mesmo usado hoje no iPhone 4 e no iPod touch 4G, no qual o LCD é colada ao vidro, dando a sensação de que as imagens estão bem perto da superfície. Além disso, ela pode ser simplesmente mais brilhante, consumir menos energia e ser mais fina.

Quer dizer que o Engadget estava errado? Não necessariamente. O rumor que comentamos há alguns dias mencionava uma tela de alta resolução, mas sem citar quantidades de pixels. Apesar de Gruber acreditar que a Apple faria um incremento apenas na base do “dobro ou nada”, ainda é possível que a tela do novo iPad tenha uma resolução ampliada por um fator de 1,25 ou 1,5 — algo que ajudaria a explicar o display LCD caríssimo que foi posto à venda na Ásia.

Hora de usar a Navalha de Occam: o que é mais provável, 1. a Apple usar uma tela de 10″ com mais pixels que um MacBook Pro de 17″, 2. ampliar a resolução do iPad e forçar os desenvolvedores a refazerem todos os seus gráficos, para então fazer tudo de novo quando uma terceira resolução for lançada, ou 3. estes rumores estarem incorretos?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Destaques e pontos abordados na conferência de resultados financeiros da Apple para o Q1 2011

Próx. Post

Hugh Hefner anuncia que arquivo da Playboy chegará ao iPad em março… Sem. Censura. [atualizado]

Posts Relacionados