Os resultados da Nokia no último trimestre de 2010 foram tão abaixo do esperado pelo mercado financeiro que foi preciso uma declaração de Stephen Elop, CEO desde setembro, garantido que a gigante finlandesa passará por uma mudança de estratégia que envolve “construir, capitalizar e/ou juntar-se a um ecossistema competitivo” para o mercado financeiro se acalmar um pouco, conta a Reuters.
Claro que a parte de “juntar-se” inflamou a indústria de rumores, que alimenta já há algum tempo a ideia de que a única saída para a Nokia conseguir competir no mercado de smartphones é lançar algum produto com o Android ou até com o Windows Phone 7 — qualquer coisa que não seja o Symbian.
Em números, o lucro líquido da empresa caiu de 948 milhões de euros, em 2009, para 745 milhões de euros no fim de 2010. O lucro operacional também teve uma queda sensível, de 1,47 bilhão de euros para 1,09 bilhão de euros. O market share global no mercado de smartphones diminuiu 9 pontos percentuais, ficando em 31%. Isso tudo, claro, são frutos da virada do mercado de telefonia celular em 2007, com o iPhone, que a Nokia simplesmente não conseguiu acompanhar.
“Estes resultados indicam diretamente a terrível tarefa diante de Elop em 2011”, disse Geoff Blaber, analista da CCS Insight. “Volumes totais desapontadores, inclusive em smartphones, enfatizam que estes são dias sombrios para a Nokia.”
[via 9 to 5 Mac]