O melhor pedaço da Maçã.

Adobe lança ferramenta de conversão de arquivos Flash para HTML5

Adobe Flash Player vs. Apple e Steve Jobs

A Adobe liberou hoje no seu portal de experimentos uma prévia de uma nova tecnologia que pretende oferecer aos seus desenvolvedores no futuro, com o codinome Wallaby. Disponível como um aplicativo usando o seu runtime AIR, ele possibilita a conversão de projetos do Flash Professional (os arquivos .fla) em código HTML5, tornando possível a distribuição do trabalho de desenvolvedores em sistemas operacionais que não suportam a principal plataforma de desenvolvimento da empresa.

Publicidade

YouTube video

Demonstrado na MAX 2010, o aplicativo obviamente veio para sanar a ausência do Flash Player em aparelhos com o iOS que, apesar da controvérsia gerada no ano passado, estão vendendo como água e incluem navegadores web mais velozes do que os que suportam o plugin. O Wallaby é altamente fácil de usar — basta arrastar um projeto do Flash a partir do local armazenado em disco para a sua janela e deixar que ele cuide do resto, gerando o código HTML5 correspondente às camadas, animações e gráficos vetoriais de qualquer conteúdo.

Embora tenha sido testada nas versões mais recentes do Firefox e do Chrome, a ferramenta da Adobe não suporta alguns dos recursos mais avançados do Flash Player, em especial transformações em 3D, áudio/vídeo (devido ao codec usado pela empresa) e funções em ActionScript. Mesmo assim, trata-se de um aplicativo interessante, que expandirá a disponibilidade do padrão HTML5 para o ambiente de trabalho de 3 milhões de desenvolvedores e pode promover o Flash Professional como um dos principais aplicativos para a área.

[via Macworld]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Começou: já tem gente formando fila para comprar o iPad 2 na sexta-feira

Próx. Post

Samsung não mudará nada no Galaxy Tab 10.1 para lançamento, mas outras fabricantes mudarão

Posts Relacionados