O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: design de interface, ícones, cabos achatados, multi-touch e mais

Registro de design de ícones de pastas

Foram liberadas recentemente na Europa informações sobre registros de vários componentes da interface do iOS, incluindo 24 ícones e vários elementos visuais, como o Dock, os ícones de pastas e o efeito de abertura que estas exibem ao serem selecionadas, por exemplo.

Publicidade
Registro de design de ícones de pastasRegistro de design do ícone do Game Center

Apesar de terem sido divulgados agora, estes registros datam de setembro de 2010 e a numeração deles indica que pode haver ainda mais dez marcas por revelar no futuro.

· · ·

Publicidade

Uma patente interessante descreve os benefícios no uso de cabos achatados para conectar eletrônicos. Segundo o invento, este formato seria preferível por oferecer maior controle de movimento, evitando engodos, e por melhor proteger os contatos contra estresse mecânico.

Patente de cabo achatado

Além disso, esse cabo poderia conter LEDs em sua extensão, podendo eles informar ao usuário a ocorrência de eventos como atividade normal, sobrecargas, curtos-circuitos ou superaquecimento.

Publicidade

· · ·

Um outro registro da Maçã, desta vez no Canadá, cobre os Smart Instruments introduzidos com o GarageBand para iPad. Além do nome do recurso em si (e da expressão “Touch Instruments”), também foram registrados os ícones correspondentes a todos eles.

Registro de Smart Instruments

De forma geral, os desenhos são uma engrenagem em cujo interior se revela uma parte do instrumento musical correspondente. Este registro cobre basicamente cinco classes de produtos: computadores & periféricos, instrumentos musicais, educação & entretenimento, aplicativos e brinquedos.

Publicidade

· · ·

Uma das patentes fundamentais por trás do multi-touch, datada de agosto de 2007, acaba de ser conquistada pela Apple. O invento descreve circuitos de oscilação, mais especificamente a afinação de um oscilador variável para produzir um sinal oscilante preciso.

Patente de multi-touch

Não entendeu? Você não foi o único — mas que isso soou importante, soou.

· · ·

Uma patente publicada recentemente reacende a esperança de vermos em breve interfaces independentes de resolução nos sistemas operacionais da Maçã: o invento descreve um aplicativo para a criação de GUIs usando valores de diferentes atributos num dado elemento, em vez de um bitmap convencional. Desta forma, a representação do gráfico seria sempre adequada em qualquer resolução ou densidade de pixels.

Patente de resolução independente

É provável que, no futuro, o Mac OS X e o iOS mudem suas interfaces para um sistema independente de resolução, o que facilitaria a vida de desenvolvedores no aspecto de que um mesmo gráfico seria exibido sempre perfeitamente em diferentes níveis de zoom e em telas de diferentes dimensões — e, dado que existam APIs que provejam as dimensões dos pixels em cada display, um elemento de interface poderia ter sempre o mesmo tamanho real, fosse ele exibido em uma tela de iPhone ou em um Cinema Display.

· · ·

Três designs de partes de produtos foram registrados recentemente pela Apple: a moldura frontal do primeiro iPhone, a câmera presente no iPod nano 5G e os contornos gerais do dock destinado ao iPhone 3G.

· · ·

One more thing… A Apple patenteou uma espécie de adaptador que permite o uso de mini-CDs com SuperDrives (normalmente incompatíveis, por serem do tipo slot loading, e não de bandeja).

Patente de adaptador para minidiscos

Tenho a leve sensação de que esta é uma patente que nunca vai ver a luz do dia. 😛

[via Patently Apple: 1, 2, 3, 4]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Veja um resumo da diferença de filosofia do Google e da Apple em duas imagens

Próx. Post

Apple teve uma semana bastante movimentada nos tribunais

Posts Relacionados