Desde que a primeira Apple Retail Store foi inaugurada, há quase dez anos, um dos aspectos mais marcantes na experiência de fazer compras numa loja da Maçã é o ambiente acolhedor e meticulosamente organizado. O 9 to 5 Mac conseguiu pôr as mãos num documento de 100 páginas que descreve detalhadamente a organização de cada coisa na loja: desde a ordem dos produtos nas mesas até a distribuição espacial deles no ambiente.
Se restava alguma dúvida quanto às prioridades da Apple atualmente, acho que o diagrama abaixo as elimina completamente. Veja só como devem ficar dispostos os iProducts:
Logo na entrada, iPhones e MacBooks Air para atrair os clientes. Várias mesas cheias de notebooks, iPads e iPods touch. Enquanto isso, no fundão da loja, espremidos em uma prateleira apenas, todos os demais iPods. Ali perto, sentindo a dor deles, um Mac Pro e um Mac mini.
Dá pra perceber nitidamente que o foco da Apple tem sido computadores portáteis — sejam eles de colo ou de mão. Desktops (mesmo os tudo-em-um) estão ficando cada vez mais largados de lado. Literalmente. 😛