O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: primeiros componentes destinados à montagem de iPads já estariam vindo para o Brasil

iPad com a bandeira do Brasil

Já estavam satisfeitos com tantos rumores sobre uma possível fábrica da Apple no Brasil? Pois ainda tem mais, muito mais: só nos últimos dois dias, levantou-se a possibilidade de Lençóis Paulista receber a nova linha de montagem, depois falou-se que ela só seria ativada em 2013 e, por fim, que a instalação da fábrica seria acompanhada de um benefício tributário.

Publicidade

iPad com a bandeira do Brasil

Hoje, botando mais lenha na fogueira, a Folha.com afirmou que o primeiro carregamento de componentes para montagem do iPad no Brasil já estaria a caminho, com previsão de chegada para os próximos dois meses. Diversos contêineres estariam sendo embarcados diretamente da Ásia para cá.

Ao menos inicialmente, para “testar o mercado”, essa nova linha de montagem utilizaria instalações da Foxconn na região de Jundiaí e Indaiatuba (interior de São Paulo), onde já são fabricados produtos da Sony e da HP. Um suposto estudo realizado pela Apple no país indica que há hoje uma demanda para cerca de 5.000 iPads por mês.

Publicidade

Enquanto isso, a Apple continua negociando políticas de incentivo com o governo. Se só houver redução de 9,25% de PIS e Cofins, o preço do iPad no varejo cairia somente uns 5%; todavia, essa redução poderá chegar a 40%, caso a Apple consiga isenção de IPI e redução de ICMS de 18% para 7%, comuns entre fabricantes locais de eletrônicos.

Em breve, a presidente Dilma Rousseff deverá ter uma reunião com Terry Gou, dono da Hon Hai (controladora da Foxconn), para discutir uma série de assuntos — entre eles a produção de outros eletrônicos no Brasil, incluindo não só o iPad, mas também Macs e iPhones.

Publicidade

Se concretizada, a nova fábrica da Apple no Brasil provavelmente atuará como um pólo adicional de distribuição de seus produtos para toda a América Latina.

[dica do Yure Duarte]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPads invadem o jardim de infância em Auburn, nos Estados Unidos

Próx. Post

Modelo Wi-Fi de 16GB do iPad de primeira geração desaparece da Apple Online Store Brasil

Posts Relacionados