O melhor pedaço da Maçã.

Experimento usa detecção facial para mostrar imagens 3D no iPad 2 sem precisar de óculos

iPad mostrando imagens 3D

A terceira dimensão virou uma nova mania no mercado de vídeo: fabricantes de cinemas, TVs, monitores e gadgets vêm tentando se destacar com a adição de tridimensionalidade às imagens exibidas por seus produtos, mas acabam esbarrando ou na necessidade de óculos especiais, ou em limitações de resolução em telas de paralaxe, como a do Nintendo 3DS. Ainda falta uma empresa ou indivíduo criar algo que seja mágico e revolucionário a ponto de superar essas limitações.

Publicidade

Opa, “mágico e revolucionário” tem tudo a ver com o iPad! Veja só o que Jeremie Francone e Laurence Nigay, do Laboratório de Informática de Grenoble (no EHCI Research Group), conseguiram fazer com a nova tablet da Apple:

YouTube video

A execução em um iPad 2, valendo-se da câmera frontal, é certamente o que há de originalidade neste projeto, pois o conceito é antigo: isso já foi muito bem-feito com um Wiimote, patenteado pela Apple e virou até rumor de um iPod touch 3D.

Publicidade

Esse tipo de ilusão de tridimensionalidade pode ser considerado por muitos como algo “falso”, por não usar percepção de profundidade e apenas simular posicionamento relativo. Contudo, ele se mostra muito interessante quando pesamos seus prós e contras.

Esse método permite que o usuário se posicione dinamicamente em relação ao objeto, pode ser aplicado via software em gadgets que já estão no mercado e pessoas estrábicas ou com visão monocular podem ter acesso à ilusão sem nenhum prejuízo. Por outro lado, é algo que não funciona para filmes gravados, não gera sustos no estilo “cutucada no olho” e só pode ser usado por uma pessoa de cada vez.

Diante disso, acho que fica fácil afirmar que essa técnica para gerar imagens 3D tem tudo para se popularizar em aparelhos eletrônicos pessoais como os iGadgets e até notebooks. As TVs e os cinemas, por outro lado, ainda precisam de muita pesquisa para pelo menos baratear e simplificar os óculos necessários para audiências de vários indivíduos.

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: World Atlas, Mr Giggle, Photastic Video Warper, Battle Bears -1 e mais!

Próx. Post

Bloomberg Businessweek abraça sistema de assinaturas da Apple

Posts Relacionados