Em seu último relatório sobre o segmento móvel de aplicativos, a Distimo anunciou que o Android agora oferece mais apps gratuitos que o iOS. Essa ultrapassagem já era esperada, dado que o modelo de negócios da plataforma móvel do Google é mais favorável ao surgimento de produtos de baixo ou nenhum custo, com rentabilidade baseada em anúncios.
Segundo a Distimo, há 134.342 apps gratuitos para Android, contra 121.845 para iOS — a maioria para iPhones/iPods touch. A App Store, por outro lado, possui quase três vezes mais produtos pagos do que o Android Market, mantendo sua hegemonia como a maior loja do setor em números totais.
Com relação ao iPad, há mais de 75.700 apps disponíveis, o que representa um crescimento de 12% em relação ao último estudo da Distimo. Outro destaque é a Mac App Store, que cresceu 56% (a maior taxa registrada pelo estudo) e conta com mais de 3.400 apps à venda.
No entanto, a Distimo estima que, nos próximos cinco meses, a Apple perderá para o Google o posto de maior loja de aplicativos móveis, conforme mais desenvolvedores concentrarem esforços no desenvolvimento para Android. A cada nova pesquisa, a curva de crescimento das lojas da Maçã tem diminuído, embora a animação dos desenvolvedores com novos projetos continue grande.
[via TechCrunch]