O melhor pedaço da Maçã.

Quando foi a última vez que você *leu* os termos e condições do iTunes — ou de qualquer app?

Ícone do iTunes 10

Todo mundo já concordou com pelo menos uma dúzia desses ao longo de sua vida digital: os termos e condições de uso de aplicativos. Numa reportagem especial sobre o assunto, a CNN.com convidou dois advogados para falar sobre o contrato de adesão que todo usuário precisa assinar sempre que o iTunes é atualizado. Sim, “contrato”. Sim, “assina”. Para todos os efeitos, quando você aperta o botão, está endossando o conteúdo do texto apresentado.

Publicidade

O mote para essa matéria foi um comentário do comediante Seth Meyers, que brincou com senadores dizendo que eles “devem votar em leis da mesma forma que concordamos com os termos e condições do iTunes”. Atire a primeira pedra que nunca correu pro botão “Aceito” (ou “Agree”), no final de uma janela que traz esse tipo de conteúdo.

Termos e condições do iTunes

A justificativa é sempre a mesma: é muita coisa. Na CNN.com falam de 50 páginas, mas, provavelmente por uma questão de formatação, o que consta no site da Apple virou um PDF com umas 17 páginas… algo que não é exatamente o tipo de leitura que fazemos regularmente. Ainda bem que a versão em português é menor: são 14 páginas.

Publicidade

Sério, quem, na hora de atualizar o iTunes, relê tudo isso antes de concordar? O pior é que isso é péssimo: na hora em que qualquer coisa dá errado e esse contrato exime a Apple, não adianta chorar ou alegar que não leu — até o South Park já nos alertou quanto a isso. Claro, se alguma cláusula for draconiana, ela é inválida, mas até para saber se há algo do tipo é preciso ler primeiro.

Uma coisa que a Apple faz em prol dos usuários é destacar, no início do texto, quais foram as principais mudanças entre uma versão e outra, mas ainda assim é difícil captar plenamente quando determinada alteração pode ser relevante ou não. Fica no ar a pergunta: precisa de tanto?

O pior é que precisa — e os praticantes do CYA (Cover Your Ass, ou “Proteja Seu Traseiro”) podem achar que esse texto deveria ser maior! Por lidar com estúdios, gravadoras, editoras e vários outros provedores de conteúdo altamente paranoicos (isso pra usar uma palavra leve), a Apple pode se ver em maus lençóis, caso deixe qualquer brecha. E é QUALQUER brecha mesmo! O trecho abaixo, por exemplo, é histórico e continua em pleno vigor:

Publicidade

Você também concorda que não irá usar estes produtos para quaisquer fins proibidos pela lei dos Estados Unidos, incluindo, sem limitação, o desenvolvimento, projeto, fabricação ou produção de armamento nuclear, mísseis ou armas químicas ou biológicas.

Só que isso não é motivo para não almejarmos algo melhor: os termos e condições do Android Market nem bem enchem quatro páginas — e olha que eles trazem a mesma cláusula acima.

Termos e condições do Android Market

Não é irônico que a Apple, sempre orgulhosa do quanto torna a vida dos usuários mais fácil, esteja perdendo feio justo para seu maior rival? Talvez seja a hora de o departamento jurídico de Infinite Loop começar a usar o Summarize — um serviço muito legal, do próprio Mac OS X. 😛

[via Techland]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Anunciando algumas mudanças importantes no sistema de comentários do MacMagazine

Próx. Post

Apple Retail Store chinesa foi palco de confusão, com clientes feridos e porta quebrada [atualizado]

Posts Relacionados