O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: Cover Flow, widgets de web clips, teclado do iOS, 苹果 e mais

Símbolo do AirPrint

Um dos fatores determinantes para o sucesso do iPhone foi, sem dúvida alguma, a qualidade do seu teclado virtual: num tempo em que praticamente todos os celulares do mercado tinham incontáveis botões físicos, o aparelho da Apple surgiu quase como uma ofensa aos usuários viciados em manusear BlackBerries.

Publicidade

Patente de teclado virtual

Entra em cena uma touchscreen de sensibilidade fantástica, operada com as pontas dos dedos e dotada de um teclado virtual inteligente o bastante para corrigir automagicamente seus eventuais erros de digitação. Tanta coisa só podia mesmo ser patenteada, e foi isso o que a Apple conquistou recentemente.

· · ·

Publicidade

Nem só de sucessos vivem as patentes! Mesmo recursos que nunca viram a luz do dia acabam sendo registrados como propriedade intelectual — afinal de contas, em terra de patent trolls, quem tem mais documentos ganha processos. Por conta disso, a Apple registrou um invento em que descreve a inserção de widgets baseados em páginas da web num gadget como o iPhone.

Patente de widgets a partir de web clips

Usuários do Mac OS X 10.5 Leopard certamente devem ter alguma familiaridade com eles: é possível selecionar uma parte de uma página qualquer e levá-la diretamente para o Dashboard, onde ela é atualizada sem que seja necessário carregar um browser. No iPhone, contudo, o mais perto que já chegamos disso foi a criação de atalhos na Home Screen.

Publicidade

· · ·

O teclado pode ser útil, mas uma das maiores fontes de eye candy do iOS é, na minha opinião, o Cover Flow: a exibição de capas de álbuns numa interface tridimensional, fluida e brilhante se tornou uma espécie de marca registrada da Apple e agora aparece em toda parte, seja tal e qual ou com variações de diferentes graus.

Patente de Cover Flow

Bem, se depender de patentes, a festa pode acabar: a Apple conseguiu registrar uma patente do Cover Flow. Intitulado “Animation of Graphical Objects”, o invento trata da exibição de uma pluralidade de objetos numa situação em que apenas parte deles encontra-se visível, traçando posições e destinos com base na interação do usuário.

Publicidade

· · ·

Outras patentes recentes incluem o (quase finado) iDVD, um microfone capaz de se identificar para um computador e uma variação do design do famigerado iPad 1G com dois conectores dock de 30 pinos [1, 2, 3, 4], só que neste caso da versão 3G da tablet.

· · ·

Marcas Apple, AirPrint, Thunderbolt

E, por fim, no tocante a marcas, a Apple registrou na China duas variações de seu nome em ideogramas: 苹果/蘋果 (Píngguǒ, em chinês simplificado e tradicional). Além disso, também foram protegidas as marcas AirPrint (texto e grafismo) e Thunderbolt (apenas texto).

[via Patently Apple: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple I leiloado por R$366 mil na Christie’s é tirado de seu torpor e diz “Hello Polito”

Próx. Post

Reeder para Mac ganha nova versão beta com interface redesenhada

Posts Relacionados