O melhor pedaço da Maçã.

Apple Retail Stores completam dez anos de existência; confira números e vídeo da primeira delas

Apple Retail Store - Glendale Galleria

E eis que hoje a Apple completa dez anos no mercado de varejo, desde a abertura das suas primeiras lojas de computadores nos Estados norte-americanos da Califórnia e de Virgínia. Criados para ajudar a promover Macs, seus aplicativos e acessórios, os espaços da Apple sempre ofereceram uma experiência de compra diferenciada de outras lojas no mesmo segmento e, atualmente, estão entre os pontos de venda que registram os maiores números de visitantes no mundo.

Publicidade

YouTube video

O vídeo acima, que mostramos aqui no final do ano passado, foi resgatado hoje pela Fortune e mostra Steve Jobs fazendo um tour pela loja 001 da Apple, em 19 de maio de 2001. Dez anos mais tarde, o negócio de varejo da empresa se expandiu para 11 países com 323 filiais, sendo 238 delas situadas nos Estados Unidos — as demais ficam na Alemanha, Austrália, Canadá, China, Espanha, França, Itália, Japão, Reino Unido e Suíça.

Somados, os espaços representam uma área superior a 232 mil metros quadrados e contam com mais de 30 mil empregados. Aproximadamente 71 milhões de pessoas visitam as lojas da Maçã a cada trimestre, tendo sido responsáveis por gerar, apenas entre janeiro e março, quase US$3,2 bilhões em arrecadação para a Apple — cerca de US$9,9 milhões por loja.

Publicidade

Pesquisas indicam que as vendas nas lojas da Maçã já representam quase 13% do seu faturamento trimestral. Os Macs são os produtos mais queridos desses espaços: segundo a Needham & Co, mais de 26 milhões de pessoas saíram do Windows para o Mac OS X desde 2004; hoje em dia, mais da metade das vendas de Macs em Retail Stores vão para pessoas que nunca compraram um deles na vida.

Hoje, o que mais se fala a respeito dos negócios de varejo da Apple são rumores de uma tão aguardada renovação, visando atrair mais público para uma série de lançamentos aguardados para o segundo semestre deste ano. Para quem esperava que as icônicas Retail Stores não fossem passar de dois anos, talvez ainda exista animação por novidades, depois de uma década.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iSuppli: tablets “modernas” serão dez vezes mais populares que modelos com Windows até 2015

Próx. Post

Ooh-la-la! iPlayboy vai ao ar, com todas as edições da revista do coelhinho engravatado

Posts Relacionados