O melhor pedaço da Maçã.

Operadora chinesa chega a “consenso” com a Apple sobre tecnologia 4G para iPhones

iPhone 4 CDMA

Informações obtidas pelo Marketwatch indicam que a Apple e a operadora China Mobile começaram a negociar a possibilidade de usar tecnologias 4G em iPhones, porém ainda sem a formalização de nenhum acordo oficial. O estabelecimento das primeiras parcerias com telecoms sobre a nova geração de redes de telefonia móvel coincidiria com o início da sua expansão em alguns países (inclusive os Estados Unidos), onde milhares de clientes já têm acesso aos benefícios da novidade por meio de smartphones rodando Android.

Publicidade

iPhone 4 CDMA

As conversas da Maçã sobre o assunto na China estariam mais adiantadas do que em outros lugares, pois dependem de discussões sobre o tipo de tecnologia que as operadoras locais adotarão como padrão para oferecer acesso 4G. A Bloomberg cogita a possibilidade de a China Mobile definir um modelo de migração similar ao das telecoms ocidentais com tecnologias compatíveis, facilitando a estratégia da Apple e de outras fabricantes no setor.

Embora os iPhones chineses sejam vendidos apenas pela China Unicom, mais de 4 milhões de pessoas usam o aparelho com planos da China Mobile. As negociações para a venda de um modelo CDMA do atual iPhone 4 ainda estão em andamento, mas o chefe da telecom, Wang Jianzhou, parece ter ficado mais tempo conversando com executivos da Apple sobre 4G do que sobre os planos de curto prazo.

Publicidade

A mudança para 4G dará ao iPhone maior velocidade de acesso à internet, permitindo assim a realização de mais tarefas que dependem de elevado uso da rede celular, incluindo vídeo-chamadas — o que seria interessante para acabar de vez com a limitação do FaceTime a redes Wi-Fi. Para acelerar o desenvolvimento de infraestruturas que suportem a nova tecnologia de telefonia móvel, a China Mobile e a Apple aparentam estar concordando com uso de TD-LTE, um padrão que beneficiaria operadoras pelo fato de sua migração ser menos dispendiosa.

Analistas e observadores de fabricantes de componentes preveem um iPhone com suporte a 4G sendo lançado apenas em 2012.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Após desastre no Japão, Apple continua buscando fornecedoras alternativas para certos componentes

Próx. Post

Em documento interno, atendentes do AppleCare são instruídos a não orientar remoção de malware

Posts Relacionados