O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria testando MacBook Air equipado com processador A5

MacBook Air de lado

Embora rumores indiquem que a próxima atualização de MacBooks Air terá chips Sandy Bridge, o site japonês Macotakara alega que a Apple teria feito um experimento com um de seus ultraportáteis baseado em um chip A5, usado atualmente apenas no iPad 2. Uma fonte do site teria visto a unidade de testes funcionando após sua montagem e afirma que ela trabalha “muito melhor do que o esperado”, indicando que deve ser bastante rápida.

Publicidade

MacBook Air de lado

Com as dimensões do MacBook Air, a Apple até pode ter experimentado opções de chips diferentes com mais núcleos e maior frequência de operação, mas isso não garante que a atual geração de processadores da Maçã seja capaz de oferecer os recursos de um chip específico para laptops. Não é de hoje que se fala na possibilidade de a empresa deixar de usar Intel e migrar para ARM, mas muitos acreditam que este não é o momento certo para uma nova transição, se é que ela vai ocorrer.

Outra dúvida está no sistema operacional que o MacBook Air baseado no A5 estaria rodando. Embora o Mac OS X Lion seja a ideia mais plausível, o TUAW sugere que a máquina precisaria rodar o iOS em um formato adaptado para notebooks, caso a Apple quisesse lançá-la nos próximos meses. Mesmo que o sistema operacional fosse compilado para a nova plataforma, nenhum aplicativo de terceiros para Mac seria capaz de rodar nativamente em pouco tempo — a não ser que houvesse uma nova camada da tradução para apps Intel.

É possível que os testes de notebooks configurados com processadores A5 tenham sido iniciados para avaliar suas características de operação, como consumo de energia, envelope térmico e até mesmo o desempenho geral em relação aos chips Intel. No entanto, o que se sabe até agora de uma transição da Apple para usar seus próprios processadores móveis em notebooks é que ela não ocorrerá a curto prazo. A boa notícia nisso tudo é que, de acordo com o rumor, a Thunderbolt deixou de ser um problema de transição, já que o protótipo de MacBook Air contava com o novo conector de alta velocidade para periféricos.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: iTunes na nuvem vai “analisar e espelhar” coleções de músicas dos usuários

Próx. Post

Lodsys não se manifesta sobre carta da Apple e vai atrás de empresas no Android Market

Posts Relacionados