O melhor pedaço da Maçã.

OWC identifica problema de firmware ao testar SSDs SATA 3.0 em alguns MacBooks Pro

MacBook Pro de 17 polegadas, de lado

Há mais de um mês, a Other World Computing tenta identificar quais obstáculos impedem os modelos recentes do MacBook Pro de usar SSDs e SuperDrives com conexão SATA 3.0, que oferecem maior velocidade (até 6Gbps) do que os modelos de fábrica oferecidos pela Apple. A OWC até foi capaz de criar um kit de blindagem que contorna vários dos problemas de desempenho e identificação que os drives velozes podem sofrer, mas alguns modelos do portátil profissional da Maçã ainda passam por eles.

Publicidade

MacBook Pro de 17 polegadas, de lado

Uma das constatações feitas pela OWC nos últimos dias afeta apenas os MacBooks Pro recentes de 17 polegadas — e é a mais curiosa: eles podem vir tanto sem nenhuma conexão SATA 3.0 de 6Gbps quanto como uma (para o HDD/SSD principal) ou até duas (incluindo uma para o SuperDrive). Embora os usuários não precisem de uma segunda conexão de alta velocidade para uso com um drive óptico, a novidade mostrou-se favorável para quem deseja descartá-lo em prol de um segundo HDD em qualquer MacBook Pro, usando um kit Data Doubler que a própria OWC vende.

Aparentemente trata-se mesmo de um problema de firmware, o qual a Apple é capaz de (mas não significa que irá) corrigir. Enquanto isso não ocorre, os resultados que os usuários podem obter usando drives de alta velocidade em seus MacBooks Pro são mistos: os modelos de 13 polegadas até conseguem usar dois SSDs de 6Gbps — sendo um como o principal e o outro no lugar no SuperDrive —, mas os modelos de 15 polegadas só conseguem usar um deles, enquanto os de 17 polegadas podem até ser totalmente incompatíveis, dependendo de quando foram produzidos.

Publicidade

No caso dos usuários que tiverem ao menos uma conexão SATA de 6Gbps disponível em algum MacBook Pro de 15 ou 17 polegadas, só vale a pena usar um SSD dessa velocidade no lugar do HDD principal. Apesar de a conexão de 3Gbps do SuperDrive ser capaz de suportar outro na mesma velocidade (ele apenas rodará em ritmo reduzido), não há ganho nenhum de desempenho, mas sim riscos de problemas de compatibilidade.

Por ora, quem deseja experimentar com diferentes soluções de armazenamento em seus novos MacBooks Pro deve considerar bem as limitações que os diferentes modelos vendidos pela Apple possuem, em termos de conexões compatíveis e velocidade de transferências. Em qualquer caso, usar dois HDDs é possível sem problemas — e os benefícios são bastante satisfatórios, inclusive para configurações RAID.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Brasileira Beelieve lança jogo Pinosoccer HD para iPads e iPhones/iPods touch

Próx. Post

NVIDIA demonstra primeiro processador quad-core capaz de suportar tablets com telas Retina

Posts Relacionados