O melhor pedaço da Maçã.

WWDC 2011: “One more thing…” é o iTunes Match, que leva ao iCloud faixas de fora da iTunes Store

Keynote de abertura da WWDC 2011

No fim da keynote de abertura da WWDC, Steve Jobs surpreendeu todos com “só mais uma coisa”: além de permitir downloads ilimitados de músicas já compradas na iTunes Store, o iCloud também vai trabalhar com faixas que os usuários tiverem obtido de outras formas (copiadas de CDs, por exemplo). Como?

Publicidade

Keynote de abertura da WWDC 2011

O executivo ilustrou três formas: sincronização via cabo ou Wi-Fi (que não é exatamente uma nuvem), comprar novamente as faixas na loja da Apple (o que ninguém pretende fazer) ou usar o iTunes Match. Este novo serviço analisa sua biblioteca musical e concede às suas faixas os mesmos benefícios das que foram compradas na loja da Apple. Ou seja, uma música que você gravou de um CD vai contar para o iCloud exatamente como se tivesse sido comprada.

“Isto leva minutos, e não semanas”, explicou Jobs. “Se você tivesse que enviar toda a sua biblioteca para algum serviço na nuvem, isso poderia levar semanas!” Alguém no Google Music Beta deve ter sentido essa. Aliás, Steve Jobs fez questão de mostrar uma tabela comparativa que inclui não apenas o novo serviço da gigante de buscas, como também o Amazon Cloud Player.

Keynote de abertura da WWDC 2011

Keynote de abertura da WWDC 2011Keynote de abertura da WWDC 2011

Se alguma faixa não for encontrada entre os 18 milhões de músicas que a Apple já tem na iTunes Store, ela será enviada para os servidores da Carolina do Norte — que, por sinal, estão “cheios de coisas caras” e foram mostrados rapidamente [vide imagens acima]. O que for encontrado, será disponibilizado em arquivos com a mesma qualidade do iTunes Plus, ou seja, AAC 256Kbps e sem DRM.

Quanto o iTunes Match vai custar? Apenas US$25 por ano, independentemente de quantas músicas você tiver (e não influencia nos 5GB gratuitos do iCloud). Soa como um excelente negócio, mas infelizmente será limitado aos países que contam com a loja de músicas da Apple — ou seja, nada de Brasil… por enquanto, pelo menos.

[imagens: Engadget]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC 2011: iCloud, novo serviço da Apple de computação na nuvem, será gratuito

Próx. Post

E a Apple já disponibilizou o vídeo da keynote de hoje, via streaming! [atualizado]

Posts Relacionados