O melhor pedaço da Maçã.

Nova opção do iOS 5 vai permitir que você determine relações entre contatos

Ícone de contatos no iOS

Maria é irmã de Pedro, que é namorado de Joana, que é filha de Acácio, que é chefe de Roberto, que é namorado de Maria, que tem um iPhone com o iOS 5. Uma novidade interessante descoberta pelo 9 to 5 Mac é que Maria vai poder deixar essa rede de relações registrada na agenda de contatos do telefone dela — algo que já estava disponível na Agenda (Address Book) do Mac OS X.

Publicidade
Apontando relações entre contatos no iOS 5Apontando relações entre contatos no iOS 5

Essa é uma adição interessante (já pensou? Filtros de chamadas, emails e mensagens do Twitter com base no parentesco!), mas ela encerra uma vulnerabilidade que merece atenção. Imagine que seu celular foi roubado. Antes de venderem o aparelho, os bandidos podem muito bem tentar aplicar um golpe conhecido como “sequestro virtual”. Ele consiste em ligar para um parente da vítima e dizer que ela está num cativeiro, para então fazer demandas como códigos de crédito para telefones, depósitos em contas, etc.

Se já é altamente desaconselhável manter nomes como “Mãe” ou “Pai” na agenda do celular, deixar todas as relações entre você e seus amigos expostas é pior ainda. Além de poder aplicar um golpe em seus parentes, um malfeitor pode procurar entre seus contatos outras possíveis vítimas. Isso sem falar na hipótese de algum hacker conseguir puxar essas informações e usá-las para lubrificar suas táticas de engenharia social — mandando spam com base na relação entre pessoas, por exemplo.

Em todo caso, convém ser precavido: configure o Find My iPhone no seu aparelho e, principalmente, proteja-o com uma senha! Pode ser chato ter que digitar uma combinação sempre que for destravar o gadget, mas é pior ainda perder o aparelho para um assaltante e ainda ver suas informações sendo usadas para fazer mais mal ainda.

E essas recomendações não dependem do iOS 5. #fikdik

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Largan estaria recebendo muitas encomendas de sensores de 8MP; Apple pode estar na jogada

Próx. Post

Novo campus da Apple em Cupertino será como uma volta às origens para Jobs e Woz

Posts Relacionados