O melhor pedaço da Maçã.

Por que usuários “comuns” não devem pôr as mãos em softwares (realmente) beta

Ícone - iOS SDK

Difícil dizer de quem é a culpa (certamente o Google contribuiu muito), mas de uns anos pra cá virou moda jogar uma tarja “beta” em apps que nem estão mais em fase de testes. Softwares em geral estão *sempre* em desenvolvimento, por isso não faz sentido um app ficar em fase beta por muito tempo e nem ser comercializado como final desta forma.

Publicidade

Ícone - iOS SDKA Apple faz ótimo uso dessa denominação em seus produtos, tanto é que a grande maioria dos seus softwares beta só é liberada internamente, para desenvolvedores. E foi este, mais uma vez, o caso do iOS 5 — que não só está em fase beta, como só teve um único build de testes liberado até o momento. Se o passado é um bom indicativo, tudo indica que veremos a chegada de uma nova versão de desenvolvimento a cada duas semanas, a partir de agora.

Ainda assim, a ansiedade de usuários é tão grande pelas novidades que muita gente acha válido sair correndo pra baixar e instalar o novo sistema, como se ele já estivesse pronto para um uso diário. Há alguns dias até pipocou aí na rede um rápido tutorial de como instalá-lo sem ser desenvolvedor, mas nós não publicamos a dica no MacMagazine justamente porque sabemos o quanto isso pode ser prejudicial para os usuários. Alguns chegam a pagar os US$99 anuais do iOS Developer Program só para ter acesso a esses builds antes de todo mundo — válido, contanto que você entenda o que está fazendo.

E aí acontecem coisas deste tipo:

Baixos reviews de apps com o iOS 5

Sim, estão chovendo reviews negativos para apps de todos os tipos, na App Store, por causa de mau-funcionamento, instabilidades ou travadas no iOS 5.0b1. Isso não se faz, pessoal. Desenvolvedores estão sendo prejudicados por pessoas ignorantes, que estão baseando suas avaliações em um software de testes que só será lançado daqui a pelo menos três meses. Até apps da própria Apple sofrem com problemas nesta fase, já que não faz sentido ficar polindo e corrigindo bugs em algo que ainda está sendo constantemente mexido.

Publicidade

A situação é a mesma de alguns vários emails que recebemos da semana passada pra cá, de leitores querendo que publicássemos bugs do iOS 5 com um grande #FAIL estampado no artigo. Esses deviam estar contribuindo com o desenvolvimento do sistema, registrando erros no Apple Bug Reporter e/ou enviando feedback para a empresa. Só que muitos não entendem o real significado de “beta”.

Publicidade

Já li por aí uma sugestão de a Apple barrar a publicação de reviews de usuários que estão rodando versões beta do iOS. Ok, ela até poderia fazer isso pelo aplicativo da iTunes Store no aparelho, mas não dá pra impedir que a pessoa publique o review pelo seu Mac/PC, até porque ela pode ter múltiplos iGadgets rodando diferentes versões do sistema operacional.

Assim como vocês eu estou numa vontade imensa de pôr as mãos no iOS 5 (e no OS X Lion, por sua vez), mas vamos todos “dar tempo ao tempo”. A hora simplesmente ainda não é essa, e não é por má vontade de ninguém. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Boxee promete para breve nova versão do seu software para Mac

Próx. Post

Usuários do Chrome agora podem colar imagens diretamente no Gmail

Posts Relacionados