O melhor pedaço da Maçã.

O que o padrão Bluetooth 4.0 pode trazer para a sua vida

Ícone esférico do Bluetooth

Ícone esférico do BluetoothOs novos MacBooks Air e Macs mini trouxeram uma novidade inesperada: compatibilidade com o padrão Bluetooth 4.0 e, mais especificamente, com Bluetooth Low Energy (BLE). Tal tecnologia é tão versátil e eficiente que pode vir a possibilitar aplicações de RFID/NFC sem a necessidade de hardware adicional, como antenas ou chips dedicados.

Publicidade

O MacRumors explorou um pouco as possibilidades da tecnologia BLE e comentou uma série de implementações e vantagens que ela pode trazer ao dia-a-dia. Surpreendentemente, um acessório bastante conhecido já trazia algo similar: o sensor Nike+.

Capaz de se comunicar com iPods usando uma tecnologia proprietária similar ao Bluetooth, o sensor para tênis conseguia funcionar por muito tempo sem precisar de recarga ou baterias novas, e essa é uma das principais vantagens do BLE: baixo consumo de energia.

Outras aplicações, além da troca de informações, incluem a criação de uma “coleira eletrônica”, muito útil para localizar gadgets em espaços fechados ou até prever dados de localização precisos em recintos nos quais seja difícil obter informações de GPS. Esse tipo de implementação, vale notar, é algo em que a Apple já demonstrou interesse.

Diante disso, é quase um no-brainer imaginar que todos os próximos iGadgets terão suporte a esse padrão. Que tipos de implementação eles trarão e que novos acessórios poderão ver a luz do dia graças ao Bluetooth 4.0, porém, é algo que por enquanto só nos resta imaginar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Duas Apple Retail Stores falsas são fechadas na China, mas três continuam em operação

Próx. Post

Rumor: AT&T estaria se preparando para chegada de novo iPhone em meados de setembro

Posts Relacionados