A Distimo, empresa especializada no monitoramento da distribuição de aplicativos móveis, acaba de divulgar um relatório sobre as vendas realizadas na iPhone App Store durante o mês de junho.
De acordo com o relatório, os preços praticados entre os 100 aplicativos pagos mais baixados continuam variando, ainda mais depois do lançamento do iPhone OS 3.0, com novos programas que tiram vantagem das novas funções introduzidas (como é o caso de aplicações para navegação GPS com curva-a-curva).
Conforme mostram os gráficos acima, os preços praticados estavam praticamente estagnados, mas, no meio de junho, desenvolvedores começaram a testar os valores cobrados. Embora o preço mais popular continue sendo US$1, mais aplicativos passaram a custar US$2, US$5 e US$10 — como é possível ver pelas barras verdes, no gráfico à direita).
Os aplicativos na categoria Médica continuam sendo os mais caros da loja da Apple, com uma média de preço em torno dos US$8. Logo depois, vêm as categorias Negócios, Navegação, Produtividade e Referência, todas com preço médio de US$4. Dentre elas, a que mais se beneficiou do lançamento do firmware 3.0 foi a de navegação, que tinha uma média de preço anterior de apenas US$1.
Games continua sendo a categoria dominante entre os títulos pagos, seguida de perto por Entretenimento. A seção de gratuitos (free apps), continua sendo a com a maior diversidade de aplicativos. Jogos ainda são populares por lá, mas os utilitários também são candidatos fortes, com três aplicativos entre os 15 mais baixados.
[Via: TechCrunch.]