De acordo com um estudo feito pela empresa RetailSails, que analisou cerca de 160 grandes lojas nos Estados Unidos, a Apple Retail Store é a que mais vende por metro quadrado.
Confira o ranking:
Como podemos ver, a Apple vende quase duas vezes mais que a Tiffany & Co., segunda colocada. Se compararmos com empresas do ramo de tecnologia, a Maçã vende cerca de cinco vezes mais que a GameShop, quinta colocada no estudo.
Em um post do mês passado, apresentamos uma reportagem do USA TODAY que mostrava a Apple como a empresa que mais cresce no mercado de varejo norte-americano, subindo 80% se compararmos com o ano anterior, com vendas que atingiram US$4,6 bilhões somente nos quatro primeiros meses do ano. De acordo com uma recente análise de vendas de varejo feita pelo especialista David Berman, esse aumento representou um quinto de todo o crescimento das vendas em varejistas de capital aberto dos EUA.
O interessante disso tudo é que a Apple possui pouco mais de dez anos de experiência nesse ramo — há pouco tempo comemorou essa marca criando um pôster para suas Retail Stores. Apenas para compararmos, mesmo tratando-se de mercados completamente diferentes, a Ralph Lauren abriu sua primeira loja em 1971. Já a Tiffany & Co., em 1940!
E parece que a Maçã quer ainda mais: apenas neste mês já comentamos a abertura de uma loja no Grand Central Terminal e a loja de Santa Monica.
Mais uma vez, estamos falando do mercado estadunidense, mas isso não quer dizer que a Apple não tenha planos ambiciosos para o mercado internacional. Sua loja monumental de Hong Kong já está saindo do papel. Além disso, a empresa acabou de inaugurar três novas localidades internacionais (Austrália, Canadá e Itália) e vai abrir as portas de mais uma na França.
A título de curiosidade, principalmente se você não viu/leu, vale a pena dar uma olhada neste infográfico para ter uma ideia do que a Apple fez nesta última década. Embora já esteja um pouco desatualizado, ele cumpre bem o papel. Além disso, vale recordar também o vídeo de Steve Jobs apresentando a primeiríssima Apple Retail Store.
[via 9to5Mac]