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Apple poderá lançar uma ferramenta de diagnóstico remota para iOS [atualizado]

iOS 5 em iGadgets - Newsstand, Reminders e Notification Center

Imagine ter um problema no seu iPad, iPhone ou iPod touch e poder saber o que está acontecendo com ele sem precisar se levantar do sofá? Eu sei, eu sei, é puro sedentarismo! Mas mesmo assim parece ser legal, não parece? 😛

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De acordo com o site Hardmac.com, a Apple teria informado a seus funcionários que finalizou uma ferramenta de diagnóstico remoto para iOS — se isso for verdade, é bem possível vermos essa nova funcionalidade aparecendo junto do lançamento do iOS 5.

iOS 5 em iGadgets - geral

O serviço funcionaria da seguinte forma. Através do iGadget você digita uma URL específica e, ao concordar com os termos de uso da ferramenta, o Mobile Safari conduzirá um teste interno do sistema, posteriormente enviando um relatório para a Maçã. Para assegurar a privacidade — isso já trouxe um bocado de problemas para a empresa, e ela não está disposta a cometer os mesmos erros —, somente o UDID e o nome do usuário seriam enviados com o relatório, o qual, dentre outras informações, incluirá:

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  • Saúde da bateria incluindo seu nível atual, tempo desde a última recarga e o nível mínimo necessário para que ela ainda funcione;
  • Versão do iOS instalada;
  • Quando o iGadget foi desligado “normalmente” pela última vez.

Nada foi dito, porém, sobre a hipótese de esta ferramenta detectar se o aparelho já sofreu um jailbreak.

[via AppleInsider]

Atualização

Ainda de acordo com o AppleInsider, funcionários das lojas da Apple já utilizam um serviço parecido com esse: trata-se do site iosdiags.apple.com, que coleta as informações do iGadget e as repassa para os técnicos (Genius) através dos softwares MobileGenius e iRepair.

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Assim como a suposta nova ferramenta, o site em questão consegue obter a versão do iOS, informações sobre a saúde da bateria, relatórios de travamentos de apps, gargalos no sistema, reinicializações e fechamentos inesperados, queda de ligações, reinicialização do modem, etc. O site/software pode inclusive detectar se o aparelho já foi desbloqueado “ilegalmente” ou não — ou seja, o mesmo tipo de informação que os técnicos conseguem obter plugando um cabo USB no aparelho.

O benefício da ferramenta remota, diferentemente dos softwares usados pelo Genius Bar, é que, além de agilizar o trabalho nas próprias lojas (diminuindo a fila de espera), ela pode ser usada também via telefone, o que aumenta consideravelmente as possibilidades de suporte para a empresa — problemas mais simples poderiam ser detectados e reparados facilmente, sem a necessidade de marcar um horário com um Genius Bar ou até mesmo deixar o iPhone em uma loja para um possível reparo

Muito provavelmente essa é a mesma ferramenta comentada pelo Hardmac.com. A diferença é que a empresa de fato estaria melhorando e expandido o uso dela, como por exemplo o já citado suporte telefônico.

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