Recentemente, estamos notando um número crescente de usuários com dois problemas distintos* em seus iPhones:
- Aparelho mostra o ícone 3G ao lado do nome da operadora, mas não tem conexão.
- O ícone do 3G some completamente.
(*) Ambos costumam ocorrer logo quando o iPhone deixa uma área de conexão Wi-Fi.
No primeiro caso, normalmente, basta desligar e reativar o 3G nos Ajustes ou até mesmo ligar e depois desligar o Modo Avião para a conexão se re-estabelecer. No segundo, porém, nada disso adianta — apenas um restart completo do aparelho.
Não temos certeza quanto à eficácia da solução que iremos passar, mas notamos melhoras em testes próprios e alguns leitores nos confirmaram que a dica é quente. Ademais, mal ela não pode fazer — e é simplérrima de ser revertida.
Abra o app Ajustes (Settings) do seu iPhone, dirija-se à opção Operadora (Carrier) e, em vez de deixar em modo Automático (Automatic), escolha a sua operadora manualmente:
Simples, assim. Ao que tudo indica, essa mudança besta de configuração acaba sendo um tanto milagrosa.
A única observação que fica é quando você for viajar — nestes casos, muito provavelmente terá que retornar ao modo Automático para que o iPhone consiga se conectar a outra operadora em roaming — o que pode fazer esses problemas retornarem, inclusive.
Aos que forem testar a dica, compartilhem suas experiências nos comentários! 😉
[agradecimento especial ao Marcelo Hallais]