De maneira simplista, podemos dizer que o grande trunfo do Windows na última “Grande Guerra de Plataformas” foi adoçar a boca dos donos de empresas com hardware barato e assim conseguir fincar suas presas em carnes suculentas por anos e anos sem fim. Agora, no mundo pós-PC, a Apple está à caça desses mesmos animais grandes e lerdos chamados corporações, mas usando uma estratégia diferente: em vez de ser de cima para baixo, a investida vem de baixo para cima.
Com base em dados apresentados pela Gartner, Mike Abramsky destacou hoje que o grande trunfo da Apple para colocar iGadgets dentro de empresas é atrair os funcionários. A Gartner frisou durante uma apresentação que essa política de “traga seu próprio aparelho” é um “trem desenfreado” e que muitos executivos estão com a mente aberta para recepcionar gadgets escolhidos pelos funcionários, que preferem tecnologias voltadas a consumidores, e não o lixo caro os produtos desenvolvidos especialmente para empresas.
O analista da RBC Capital disse ainda que “O modelo proprietário da Apple é mais amigável a empresas que o Android, dada sua simplicidade (dois modelos — iPhone e iPad), segurança, recursos de gerenciamento e estabilidade da plataforma, contra a fragmentação e a falta de recursos de segurança do Android.”
Isso sem falar que tal política ainda pode sair bem mais barata para as empresas: entre ter que comprar os gadgets e colocá-los nas mãos dos empregados ou deixar que estes os adquiram do próprio bolso (e com um sorriso no rosto), a opção menos dispendiosa tem mais chances de vencer. A não ser que estejamos falando do governo de um certo país tropical…
[via AppleInsider]