De 8% em 2001 para 3,7% em 2006 para 2,2% em 2011 — foi assim que despencaram os gastos da Apple em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) nos últimos anos, ainda que, se formos considerar que a receita da empresa também disparou na última década, o investimento em si cresceu (e muito!): de US$428,8 milhões para US$714,1 milhões para provavelmente algo em torno de US$2,39 bilhões.
Comparativamente, empresas como HTC, IBM, Microsoft e Google gastam hoje em P&D, respectivamente, 3,83%, 6%, 13% e 14% do seu faturamento anual. A HP está mais ou menos equilibrada com a Apple, com 2,5%, enquanto a Dell só gastou 1% da sua receita no ano fiscal de 2011.
Essa porcentagem evidentemente não tem relação direta com o número de inovações que empresas trazem para o mercado, mas é interessante ver que a Apple não está se vendo na necessidade de ampliar tanto esses investimentos para continuar se diferenciando. Ademais, é sabido que ela trabalha com equipes bastante enxutas em seus laboratórios — o que deve também contribuir para evitar vazamentos precipitados de projetos.
[via ZDNet]