O melhor pedaço da Maçã.

Vídeo: como são criados os mapas tridimensionais da C3 Technologies

Logo da C3 Technologies

Logo da C3 TechnologiesSemana passada falamos da C3 Technologies, uma empresa especializada em mapas tridimensionais que foi abocanhada pela Apple — a terceira do segmento adquirida pela Maçã, em apenas três anos.

Publicidade

Não é mais uma questão de “se”, mas de “quando” a firma de Cupertino vai deixar de usar os serviços do Google Maps.

Falando nele, sabemos exatamente como funciona a construção de seus mapas (Street View), afinal, acompanhamos de perto o nascimento do serviço aqui no Brasil [1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9]. Mas como funcionam os mapas da C3? Como a empresa consegue capturar e criar essas imagens incríveis?

De acordo com o MacRumors, tal tecnologia foi desenvolvida para fins militares (a C3 era uma subsidiária da Saab AB, uma empresa criadora de sistemas de defesa aeroespacial), e as imagens são captadas por um avião equipado com câmeras digitais reflex. Quatro câmeras ficam apontadas para os pontos cardeais (norte, sul, leste, oeste), fazendo imagens em um ângulo oblíquo ao solo, assim como das laterais e da parte superior dos prédios. Outras câmeras — o número exato não foi divulgado — capturam imagens sobrepostas de ângulos determinados, produzindo todas as informações necessárias para uma renderização 3D completa dos prédios. O software desenvolvido pela C3 compara os pares de sobreposição de imagens para medir a profundidade, assim como nossos cérebros usam a visão estereoscópica para produzir um modelo 3D com bastante detalhe.

Assista a um vídeo no qual é possível ver como tudo acontece:

Publicidade

YouTube video

Ainda de acordo com a matéria, quase não existe intervenção humana no processo(!). É ou não é incrível?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Com tanto conteúdo disponível, é hora de a Apple nos ajudar a encontrá-lo

Próx. Post

Conheça a loja temporária que está substituindo a Apple Store, SoHo

Posts Relacionados