O melhor pedaço da Maçã.

Vídeo-conceito: gesto para abrir a barra de multitarefa em iPhones/iPods touch [atualizado]

No iOS 5, a Apple trouxe para usuários de iPads algo muito bacana: com gestos de quatro/cinco dedos, é possível alternar entre aplicativos deslizando-os para os lados ou abrir a barra de multitarefa deslizando-os para cima. No iPhone/iPod touch, até pelo próprio tamanho da tela, não dispomos desse recurso.

Publicidade

Mas o designer Max Rudberg concebeu um gesto ainda mais simples que poderia funcionar muito bem nesses gadgets mais compactos. Veja só:

YouTube video

Sim, um dedo apenas — pegando na parte inferior e levando-a para cima, assim como já estamos acostumados a fazer da parte superior, com a Central de Notificações (Notification Center). Isso, é claro, poderia ser habilitado/desabilitado pelo usuário — e eu, pessoalmente, adorei a ideia. 🙂

Publicidade

Assim como podemos usar a Siri levando o iPhone ao ouvido e assim reduzir o “gasto” no botão Home (por mais resistente que ele esteja, agora, no iPhone 4S), esse gesto também poderia contribuir com isso de maneira similar.

Recentemente, Rudberg também propôs um novo método de retorno à Home Screen sem um botão físico: “espremendo” o iPhone.

[via TNW]

Atualização por Halex Pereira

Já que estamos falando de Max Rudberg, esta sacada dele para a Central de Notificações também é digna de nota: dá pra perceber facilmente que a textura Linen é usada no iOS e no OS X Lion para representar a base, a fundação do sistema. Logo, a Central de Notificações deveria aparecer quando você puxa a Home Screen pra baixo.

Publicidade

YouTube video

Faz muito sentido, e me espanta o pessoal da Apple não ter percebido isso. Outra forma de contornar tal incoerência é seguindo uma proposta de Jake Marsh e simplesmente abolindo o Linen infernal da Central de Notificações.

Linen ou não Linen, em cima ou embaixo, eis a questão. 😛

[via Daring Fireball: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Pacotão de apps “Productive Macs” está de volta: oito produtos pelo preço de um, apenas US$40!

Próx. Post

Inauguração da Apple Store, Grand Central está marcada para as 10 horas do dia 9 de dezembro

Posts Relacionados